"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 15 de dezembro de 2013

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

                       Investiguem… Mas com Moderação?


 
A hipotética mensagem usada para título desta nota cabe como uma luva para retratar o recado que os políticos do PT e do PSDB têm passado a respeito do que querem que aconteça com as investigações sobre o escândalo conhecido como “O Cartel do Metrô de São Paulo”. Na verdade, ninguém quer que se investigue nada, de verdade. Mas petistas e tucanos querem tirar proveito político-eleitoreiro no ataque-defesa.
 
Vamos fingir que acreditamos em ambos os lados. PT e PSDB juram que têm todo o interesse na apuração das denúncias. Sendo tal mentira verdadeira, então seria interessantíssimo acatar uma sugestão do engenheiro João Vinhosa. Se tucanos e petistas quisessem realmente aprofundar as investigações, provando inocências ou comprovando culpas, bastaria fazer uso do Acordo Brasil – Estados Unidos para combater cartéis formados por empresas que atuem em ambos os países. 
 
No vídeo abaixo, Vinhosa salientou que o uso de referido Acordo, além de aprofundar as investigações, trará um benefício adicional de inestimável valor para o Brasil: demonstrará às empresas transnacionais que atuam nos dois países signatários que – se elas forem aqui investigadas por formação de cartel – certamente também serão investigadas pelo mesmo crime nos EUA. E, com toda a certeza, o receio da investigação pelas autoridades norte-americanas funcionará como um forte fator de dissuasão, inibindo a atuação de tal tipo de cartel no Brasil.
 
Acontece que existe o perigo de as eficientes autoridades norte-americanas descobrirem, inclusive, a maneira de as envolvidas (Alstom e Siemens) pagarem propinas a políticos. E isso pode criar problemas para todos – não só com relação a fornecimentos para o metrô, mas também em relação a outros fornecimentos, como, por exemplo, para obras do PAC. Ou seja, o mesmo pau que pagou o mensalão para o Francisco pagou para o Chico...
 
Será que o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo foi realmente sincero ao se referir à denúncia anônima que encaminhou à Polícia Federal sobre o envolvimento de tucanos em corrupção no caso do Cartel do Metrô de São Paulo? Cardozo posou como um petista do passado, craque em sentar o dedo em tudo e todos: “Se eu não encaminhasse este documento, incorreria em delito e em uma postura incompatível com a ética que o cargo exige".
 
Se Cardozo foi realmente sincero na declaração, como ele deveria agir, de forma republicana, ao tomar conhecimento da denúncia de Vinhosa, sugerindo, oficialmente, que apele ao Acordo Brasil-EUA de combate aos cartéis? Só cabe uma resposta dentro da lei: o Ministro Cardozo deveria ordenar que a Polícia Federal investigue o caso, de verdade, mesmo que, no final das contas, o PT saia chamuscado.
 
O Cardozo terá coragem de engavetar a denúncia do Vinhosa? Vai descumprir o Acordo que o Brasil firmou com os EUA?
Melhor o Cardozo ver o vídeo do Vinhosa, umas 13 vezes, e tomar a única providência cabível. Convocar a turma do Tio Sam para cuidar do caso.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

15 de dezembro de 2013
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário