"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 15 de dezembro de 2013

PERSPECTIVAS PERTURBADORAS


 
O constrangedor espetáculo proporcionado pelos caciques do Partido dos Trabalhadores (PT), durante o último congresso nacional da agremiação, ao exibirem ato de desagravo a filiados condenados e presos no processo do mensalão, com direito a punho fechado erguido pelo ex-presidente Lula, à Genoino, e a presença da Presidente Dilma, "deslizada" de seu cargo para atender um convescote partidário, constitui, antes de tudo, uma afronta aos trabalhadores brasileiros, inspiradores da sigla, via sindicalismo de resultados, é verdade, em nome dos quais, no entanto, as estratégias partidárias deveriam ser formuladas e decididas,  direcionadas, porém,  desde que o partido assumiu o governo, à manutenção do poder por todos os meios disponíveis, éticos ou não. 
Além disso, a defesa trenética dos condenados e presos, durante o encontro, demonstra, de maneira evidente, que, mais do que nunca, o país necessita, com urgência, de um choque de moral, antes que, através do posicionamento anti democrático representado pelo confronto com as deliberações da Corte máxima, a sociedade ingresse num processo de decomposição configurado por um cenário onde tudo vale, desde que sejam preservados os "nossos" interesses em detrimento dos"deles". 
Como se tudo isso não bastasse, somos brindados com um discurso do deputado condenado, João Paulo Cunha, o primeiro após a sua condenação, no qual, é de pasmar, comparou sua trajetória com a de Nelson Mandela. 
São perturbadoras as perspectivas!
 
15 de dezembro de 2013
Paulo Roberto Gotaç é Capitão-de-Mar-e-Guerra, reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário