"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

OS REAIS PROBLEMAS DA HUMANIDADE

“Odeio quando não consigo andar e digitar no celular ao mesmo tempo”. “Odeio quando o carregador de celular não alcança minha cama”.

Queixas e lamentações desse gênero, tão frequentes na internet, podem parecer até divertidas, e costumam provocar sorrisos de cumplicidade.

As reações mudam dramaticamente quando tais frases são repetidas por cidadãos haitianos em cenários que sublinham a voz da miséria absoluta.

Na campanha Problemas do primeiro mundo não são problemas, a ONG americana Water is Life, que arrecada doações para levar água potável a populações carentes, reuniu no vídeo abaixo moradores da mais trágica das ilhas caribenhas que leem em sequência queixas postadas no Twitter por habitantes de paragens muito mais abastadas.

O resultado mostra a distância que existe entre a garoa e a tempestade (leia abaixo a tradução das frases).



“Odeio quando o carregador de celular não alcança minha cama”
“Odeio quando os bancos de couro não estão aquecidos”
“Quando vou ao banheiro e esqueço meu celular”
“Quando esqueço as roupas na máquina de lavar e elas começam a ficar com cheiro ruim”
“Odeio morar numa casa muito grande e precisar de dois roteadores de internet WiFi”
“Quando meu chiclete de menta faz minha água parecer muito gelada”
“Quando tenho que fazer um cheque para minha empregada, mas esqueço qual é seu sobrenome”
“Quando não consigo andar e digitar no celular ao mesmo tempo”
“Quando deixo o carregador no andar de baixo”
“Odeio quando meus vizinhos colocam senha no WiFi”
“Odeio quando peço meu lanche sem picles e ainda assim eles colocam picles”

27 de novembro de 2013
Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário