"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O TAMANHO DO GOVERNO: MINISÉRIOS - PARTE 1

B.O. - O tamanho do Governo: Ministérios, parte 1


Já que sou ruim de samba, não tenho tutano bastante para entender significados de carros alegóricos, fantasias e alas das elitistas Escolas de Samba, meu bloco carnavalesco entra na avenida agora para debater o tamanho do Governo numa peculiaridade bem cumpanhêra, o exagero de Ministérios e pastas com tal status.
Antes de entrar nas minúcias, segue abaixo uma pequena tabulação onde indico a quantidade de ministérios de alguns países um pouco menos bananeiros que o nosso. Ah, as traduções dos nomes dos ministérios não são fiéis, em algumas eu resumi ou apenas adequei melhor à nossa realidade:


Chile, 22 Ministérios ( informações obtidas em http://www.chileangovernment.gov.cl/index.php?option=com_content&task=view&id=725&Itemid=56 )

Reino Unido, 17 Ministérios ( Informações obtidas em http://www.parliament.uk/directories/hciolists/hmg.cfm ) e mais 7 secretarias com status de Ministérios.

França, 16 Ministérios ( Informações obtidas em http://www.premier-ministre.gouv.fr/IMG/pdf/compo_gouv_15012009.pdf ) e mais 4 Subsecretarias.

Alemanha, 14 Ministérios ( Informações obtidas em http://www.auswaertiges-amt.de/diplo/de/Infoservice/Terminologie/Bundesregierung/Englisch.pdf )

EUA, 15 Ministérios ( Informações obtidas em http://en.wikipedia.org/wiki/United_States_federal_executive_departments )

E o Brasil? Ah, o Brasill é Schopenhauer na lata, Como Governar sem eficiência com 37 Ministérios!
Lógico, o próximo post tratará mais a fundo deste assunto. Enquanto isto, todos podem brincar de organograma, ou tentar imaginar como é que conseguem governar a Alemanha ou os EUA sem uma Secretaria de Relações Institucionais, mais uma Casa Civil, ou um Núcleo de Assuntos Estratégicos, que não tem nada que ver com o Ministério do Planejamento. Sem uma Secretaria da Pesca então, como podem? Ah, e como os EUA não tem uma Secretaria Especial para Promoção da Igualdade Racial, eles jamais terão um presidente mestiço, ou negro, nem Secretários de Estado importantes, podem ver que lá só dá loirão ( Colin Powell e Condollezza Rice que o digam! ). E a Alemanha por não ter uma Secretaria dedicada a políticas para as mulheres é que são misóginos e nunca terão uma Mulher no comando. Como dizem, ainda não está na hora destas minorias(*) nestes países!

* Considerar mulher minoria é uma ironia aqui, na Alemanha e em qualquer lugar!
 
27 de novembro de 2013
in CIA BO

Nenhum comentário:

Postar um comentário