"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Tucanos querem punir Dilma por abuso de comunicação, mas não denunciaram reunião ilegal do PT no Alvorada

 
A disputa presidencial de mentirinha em 2014 começa a produzir seus factoides. Vai dar em absolutamente nada a representação movida ontem pelo diretório mineiro do PSDB, no Ministério Público Federal, contra Dilma Rousseff – a favorita à reeleição no cassino das urnas eletrônicas sem auditoria. Os tucanos querem a suspensão dos direitos políticos da Presidenta-candidata por oito anos, pelo que chamam de “abuso inédito da máquina de comunicação do governo federal”.

Na verdade, os tucanos apenas provam do veneno da reeleição – mal institucional por eles inventado na Era FHC. Qualquer bebezinho de colo sabe que ações propagandísticas de desgoverno e campanha reeleitoral permanente sempre foram a mesma coisa na cabeça dos estrategistas do PT. Viagens rotineiras, entrevistas midiáticas programadas em rádios e televisões locais, injeção de verba publicitária na mídia de maior alcance, inaugurações de obras demagógico-eleitoreiras e manifestações públicas da Presidenta sempre foram, na prática, pura campanha política.

Curiosamente, a pretensa oposição nunca coloca fogo no circo do maléfico Palhaço do Planalto. Se os tucanos realmente quisessem pegar no calcanhar de Aquiles da campanha descarada e antecipada, teriam entrado com uma representação no MPF sobre uma reunião da cúpula petista, em pleno Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, ocorrida em outubro. O encontro juntou, na maior cara de pau, em prédio funcional público, o núcleo da campanha reeleitoral da Dilma. Ninguém reclamou.

Participaram daquele encontro a Presidenta Dilma, o Presidentro Lula, o presidente do PT, Rui Falcão, o ex-ministro da Comunicação Social Franklin Martins, o marketeiro João Santana e o ministro da Educação, Aloísio Mercadante Oliva. Por que os tucanos ou demais supostos opositores não reclamaram de uma reunião claramente politiqueira, disfarçada de almoço, absolutamente fora da lei, em um prédio público?

Nervosismo

A Petrobrás fará uma reunião extraordinária de seu Conselho de Administração nesta sexta-feira.

O objetivo é preparar o terreno para a tensa Assembleia Geral do Conselhão da empresa, agendada para o dia 22.

Um assunto merece solução prioritária: resolver o impasse entre o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e a presidente da empresa, Maria das Graças Foster, sobre o gatilho para aumentar a gasolina e o diesel conforme a cotação dos combustíveis nos EUA.

Mal amadas e sem força política...


 
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.
 
06 de novembro de 2013
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário