"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

MAU COMEÇO


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, justificou a dispensa do Revalida para os profissionais do programa Mais Médicos, na sexta-feira passada, dizendo que o exame é “para quem quer operar, quem quer fazer procedimentos de alta complexidade”, enquanto “os médicos do Mais Médicos estão aqui para cuidar da atenção básica”. Mentira.

Na portaria 278, de 17 de março de 2011, que instaurou o Revalida, aliás, subscrita pelo próprio Padilha, não há nada disso. O ministro inventou a regra. A portaria indica a obrigatoriedade de verificar conhecimentos e habilidades adequadas aos princípios e necessidades do SUS -- e impõe que estas sejam equivalentes aos exigidos dos médicos brasileiros. Só.
 
Não sou contra o programa Mais Médicos, nem descreio da qualidade desses profissionais. Mas a resistência do governo em certificar as aptidões dos médicos contratados é injustificável. O governo tem sim a obrigação de atestar requisitos mínimos antes de liberar o exercício da medicina no país.

Alexandre Padilha, Ministro da Saúde. Foto: Valter Campanato / ABr

Quando o resultado do Revalida foi atrasado de propósito, para não atrapalhar a aprovação do Mais Médicos no Congresso, ficou claro que o governo ia “fazer o diabo”, como preconizou a presidente.

A submissão à ditadura cubana, o confisco de 70% do salário dos médicos e a suspenção do direito de asilo, em desrespeito à Constituição, foram desdobramentos naturais.

Agora, o ministro Padilha diz que a reprovação de dezenas desses médicos ainda na primeira fase do Revalida não significa que sejam médicos de “segunda linha”.
A lógica do ministro deixaria Paracelso atordoado: desde que o procedimento não seja muito complicado, a medicina não tem segredo. Três semanas de treinamento bastam. Ele garante. Não é preciso comprovante algum.

Este rapaz ambicioso e irresponsável, que vem sendo dourado por Lula como a próxima grande novidade vazia, revela muito do aviltamento político que o país tem sofrido.
Mais um “líder” que entra para a política pela porta dos fundos, surgido do toque místico e cujo único atributo é ser o preferido do Lula. Nem nasceu para vida política e já está todo coberto de caruncho.

06 de novembro de 2013
José Aníbal é economista e ex-presidente do PSDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário