"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

CHILE 40 ANOS DEPOIS: ANESTESIAS, ELEIÇÕES E ABISMO

       ]    
          Internacional - América Latina 
1. Nas vésperas das eleições presidenciais chilenas, os jornalistas Carlos del Campo e Juan Antonio Montes acabam de lançar uma reportagem “politicamente incorreta”: “Chile 40 anos depois, nova ameaça socialista no horizonte”.
 
2. O livro é uma tomografia da realidade política, social e psicológica do Chile de hoje, um país que está sendo anestesiado para cair mais uma vez, sem sobressaltos e em meio a uma letargia, no abismo socialista. Os jornalistas del Campo e Montes descrevem passo-a-passo como se criam e se injetam essas anestesias psicológicas no público chileno.
 
3. Um observador estrangeiro que leia “reportagem politicamente incorreta”, não poderá deixar de comparar a situação de anestesia de setores do público chileno com a anestesia que parece tomar conta de setores de opinião de outros países da América Latina, tudo o qual pavimenta o caminho para novos e velhos populismos.
 
4. A radicalidade destrutiva das propostas da “Nova Maioria”, a coalizão da candidata socialista Michele Bachelet, deixa em evidência que elas se enquadram no socialismo cubano-bolivariano, ao estilo da Cuba comunista e da Venezuela chavista. Incrível, porém certo.
“Nova Maioria”, depois de anestesiar o Chile, prepara um sistema de governo burocrático-populista, para estabelecer no Chile uma ditadura “democrática” na aparência, mas na realidade despótica.
 
5. Para receber gratuitamente o livro-reportagem “Chile 40 años después”, basta enviar um e-mail para destaque2016@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e escrever na linha do assunto: Livro Gratuito.
 
6. Estes apontamentos de Destaque Internacional são breves comentários interativos, de caráter oficioso, que não representam necessariamente a opinião de todos os membros de seu conselho de redação. Os comentários destinam-se a chamar a atenção sobre os temas “politicamente incorretos” e que costuma ficar à margem, apesar de que são vitais para a sociedade. Nossa finalidade é a de estimular debates e remover anestesias paralisantes. São bem-vindas sugestões, opiniões e críticas.
 
01 de novembro de 2013
Cubdest   

 Apontes de Destaque Internacional (texto interativo, sujeito a atualizações), 19 de outubro de 2013. Responsável: Javier González

Nenhum comentário:

Postar um comentário