"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A PETROBRAS E SEUS COMBUSTÍVEIS MAIS CAROS DO MUNDO



Os lucros ou prejuízos de qualquer empresa dependem, principalmente, da capacidade da sua administração e não, apenas, do aumento do preço dos seus produtos, como pretende a direção da Petrobras.
Os combustíveis, no Brasil, são os mais caros do mundo e de péssima qualidade, apesar do país ser grande produtor de petróleo. Portanto, a queda dos lucros da Petrobras e o seu absurdo endividamento foram causados pela má administração da diretoria anterior, que era política e não técnica como deveria ser.
Objetivando aumentar os lucros de seus acionistas preferenciais internacionais e reduzir o endividamento atípico e inexplicável, a diretoria atual da Petrobras pretende majorar os preços dos combustíveis, injustificadamente.
Ora, tentar aumentar o preço do que já é caríssimo, para beneficiar acionistas internacionais, é penalizar o povo brasileiro, que não deve pagar pela ineficiência da empresa e nem pela inflação, que a majoração dos preços certamente causará.
A Gasolina brasileira custa quase o dobro da americana, de ótima qualidade, que é produzida com petróleo importado, ao passo que, aqui, mais de 90% do combustível é produzido com petróleo nacional misturado com 25% de álcool.
Por isso, a relação insumo produto é segura para a Petrobras, porque não está sujeita às oscilações do dólar ou ao preço internacional do petróleo, porque esses reflexos são mínimos no preço médio do petróleo brasileiro.
É de domínio público, que o custo de extração do petróleo é de 3 dólares o barril. Como o Brasil produz, segundo o governo federal, mais de 90% do petróleo de que necessita, a Petrobras deveria cobrar metade do que cobra pelos combustíveis, e não aumentar o seu preço.
O aumento de preços pretendido pela Petrobras é suspeito. Como empresa do povo, ela lhe deve explicações adequadas e, devidamente comprovadas.
Esses esclarecimentos são necessários, porque a Petrobras é empresa aberta de economia mista e o povo Brasileiro não deve ser obrigado a sacrificar sua renda para garantir, indevidamente, o lucro dos acionistas preferenciais internacionais da empresa, até porque, o PETRÓLEO É NOSSO e não deles.

01 de novembro de 2013
Antônio José Ribas Paiva, Advogado, é Presidente da Associação dos Usuários de Serviços Públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário