"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

ABANDONO TOTAL

Deputado cobra do ministro da Justiça solução para falta de estrutura da PF nas fronteiras

Líder do PPS na Câmara os Deputados, Rubens Bueno (PR) cobrou nesta quinta-feira (31) do ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, uma solução para reverter a situação de completo abandono por que passam os agentes da Polícia Federal que fazem o trabalho de vigilância na fronteira da Brasil com o Paraguai.

Designados para combater o tráfico de drogas e contrabando na cidade paranaense de Guaíra, que faz fronteira com o país vizinho, os agentes não contam com rádios para comunicação e são obrigados a perseguir os criminosos com barcos de pesca, enquanto uma lancha blindada de R$ 2 milhões, adquirida pelo governo, está parada há meses no pátio do posto de fiscalização com problemas mecânicos.

A situação já provocou a queda no número de apreensões. Em 2011, foram apreendidas 46 embarcações. O número caiu para 35 em 2012 e, até o mês de outubro deste ano, foram apenas 11. “Como os próprios agentes da Polícia Federal estão denunciando, a fronteira virou um queijo suíço por onde passam livremente toneladas de drogas, contrabando e fugitivos da Justiça. É necessário que o ministro tome providências”, afirmou Rubens Bueno, que encaminhará para Cardozo um requerimento de informações cobrando explicações sobre os motivos que levaram a tal situação e questionando as ações que estão sendo tomadas para solucionar o problema.

O caso de abandono na fronteira ganhou repercussão na imprensa do Paraná, mas a superintendência da PF no estado não se manifestou. Reportagem da RPC TV, afiliada da Rede Globo, mostrou o sucateamento. A lancha de R$ 2 milhões é o símbolo do descaso. Conforme explicou à TV o presidente do sindicato dos policiais federais, Fernando Vicentini, “a máquina, que é como um tanque de guerra, blindada, com metralhadora, GPS e três motores, funcionou apenas dois meses”. De acordo com ele, a estrutura falha tem prejudicado o trabalho dos policiais.

Guaíra faz divisa com a cidade paraguaia de Salto del Guairá, um centro de compras. A reportagem mostrou que na balsa por onde passam brasileiros e estrangeiros todos os dias, a sala da PF está vazia há pelo menos cinco anos.

“Sabemos que a falha na vigilância das fronteiras é crônica no Brasil. E, onde temos alguma estrutura, estamos chegando a esse ponto de sucateamento. A fiscalização de fronteiras é essencial no combate ao crime, em especial os patrocinados por organizações criminosas. A maior parte das drogas e armas apreendidas no país vem de países vizinhos. Está mais do que na hora do Ministério da Justiça tomar providências efetivas que aumentem a fiscalização nessas áreas”, finaliza o parlamentar.

01 de novembro de 2013
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário