"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 30 de novembro de 2013

ACUADO, GOVERNO DEMITE AUXILIARES DE MANTEGA SUSPEITOS DE RECEBER PROPINA


Suspeitos de receber propina são exonerados

 O governo decidiu exonerar nesta sexta-feira (29) Marcelo Fiche, chefe de gabinete do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e Humberto Alencar, adjunto de Fiche, ambos suspeitos de receber propina da empresa Partners, que presta assessoria de imprensa para o ministério.
 
No dia 21, o Panorama Político antecipou que a situação dos servidores era "insustentável" e que eles estavam "com os dias contados" no governo. As demissões, para evitar maior constrangimento, aparecerão na edição Diário Oficial da próxima segunda-feira como "a pedido".
 
A denúncia, revelada pela Revista Época, fez com que Fiche e Alencar entrassem em férias dia 18 de novembro para se defenderem das suspeitas. Além da denúncia de recebimento de dinheiro feita à época por uma ex-secretária da empresa e que seria responsável pela entrega de envelopes de dinheiro a Fiche e a Alencar, chegou ao Planalto a informação de que o chefe de gabinete de Mantega usou informação privilegiada de leilão da Receita Federal para comprar um carro com valor de mercado de R$ 250 mil pela metade do preço.
 
A operação teria sido feita por terceiros para não deixar a digital de Fiche.

30 de novembro de 2013
Ilimar Franco e Simone Iglesias - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário