"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

SE QUISER, MARINA PODE COMEÇAR A CAMPANHA APOIADA POR SETE PARTIDOS


                
A ex-senadora e ex-ministra Marina Silva sempre declarou quer não tinha um Plano B, caso o registro de seu partido fosse recusado pela Justiça (será mesmo Justiça?) Eleitoral. Era natural que o fizesse. naquele momento, todos os esforços deveriam estar sendo dirigidos para a legalização da Rede Sustentabilidade.

Agora, diante de uma nova realidade, a presidenciável tem que se desistir. E não lhe faltam legenda. Com a desistência de José Serra, que não quis disputar pelo PPS (na esperança de derrotar Aécio nas prévias do PSDB), o presidente Roberto Freire já convidou Marina para disputar pelo partido.  Isso significa que pode contar também com o apoio do PMN, criado pelo lendário ex-deputado Celso Brant, um grande nacionalista.

Há, também, a possibilidade de se filiar ao novo PEN (Partido Ecológico Nacional), uma dissidência do Partido Verde, do qual Marina teve de se afastar em função do baixo nível de seus dirigentes nacionais (para dizer o mínimo), assim como o deputado Alfredo Sirkis e o ex-deputado Fernando Gabeira também se afastaram.

Outros quatro partidos ofereceram legenda à ex-senadora. Nada mal. A um ano das eleições, Marina pode começar a campanha apoiada por sete partidos, que podem atrair outros. E a disputa pela sucessão fica cada vez mais interessante.

04 de outubro de 2013
Carlos Newton 

Nenhum comentário:

Postar um comentário