"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

APOSTAS POLÍTICAS NUNCA MAIS

Eu sempre fui azarado nas minhas apostas políticas.
 
Quando era pequeno, em 1960, panfletei para Paulo Alberto Monteiro de Barros, o Artur da Távola, eleito para deputado estadual. Foi cassado e exilado. Depois fui um dos que colheram assinaturas para a criação do PL, de Alvaro Valle.
O partido virou sigla de aluguel e Alvaro se revelou um bosta n’água. Algum tempo depois foi Collor, em quem votei no segundo turno - no primeiro, votei em Covas. Deu no que deu. A contragosto, votei em Serra e Alkmin, sem contar com uma dúzia de candidatos a governador do Rio de Janeiro e a prefeitos da capital que, ou perderam ou se revelaram uns crápulas, do tope de Cesar Maia e de Sergio Cabral.
 
Recentemente fiz uma aposta ao votar no Sirkis: virou chaveirinho da Marina e não faz outra coisa que não seja babar o ovo da Rainha do Mogno Roubado. Cheguei a me entusiasmar com Demóstenes Torres para presidente, mas ele se revelou um ladrãozinho como outro qualquer.
 
Agora foi Gabeira - em quem eu apostava como uma alternativa para o governo do estado - que se bandeou para a Globo News e cujo contrato o proíbe de se candidatar a cargos políticos por dois anos.
 
Mas o pior de tudo está sendo a decepção com Miro Teixeira, a quem, junto com Gabeira, cheguei a sugerir que se candidatasse também ao governo do Rio. Não é que o cara virou papagaio de pirata da Marina?
 
Eu não sei se o meu “avaliômetro” veio com defeito de fábrica ou se é o meio político que é tão nefasto a ponto de distorcer os caracteres de todos que nele ingressam, não livrando a cara nem dos mais aparentemente probos.
Em  todo caso, parei de fazer apostas e tenho vontade até de passar a votar nos piores candidatos.
Poupa decepções.
 
Papagaio, Marina e Chaveirinho

04 de outubro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário