"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

CUBANO DESISTE DO "MAIS MÉDICO" DE DILMA

 
 Alegando dificuldade em trazer a família para morar no Recife, médico cubano pediu o cancelamento do registro provisório e voltou para a Espanha


Médico estrangeiro do programa "Mais Médicos" faz um curativo em uma paciente do SUS
Médico estrangeiro do programa "Mais Médicos" faz um
curativo em uma paciente do SUS (Ueslei Marcelino/Reuters)
 
 
O médico cubano Bladimir Quintan Remedios, 49 anos, que desertou do seu país em 1996, ao fazer uma viagem de turismo para a Espanha, foi a primeira desistência internacional do programa Mais Médicos. Com 26 anos de experiência em medicina familiar, ele pediu oficialmente o cancelamento do registro provisório no Conselho Regional de Medicina (Cremepe), alegando dificuldade para trazer a família, e retornou neste fim de semana para a Espanha, onde mora. De acordo com o Ministério da Saúde, ele também explicou ter recebido uma proposta de emprego em Madri.
 
Ao chegar ao Recife, ele disse que a crise econômica europeia motivou a sua vinda e também se sentiu estimulado pela ideia do programa, que elogiou. Quintan Remedios devolveu 10.000 reais recebidos como ajuda de custo ao Ministério da Saúde e ficou com igual quantia relativa ao primeiro mês de trabalho, quando fez curso de capacitação.
 
Troca — O ministério também informou que duas médicas cubanas que iriam trabalhar em Xexéu, na zona da mata de Pernambuco, foram transferidas para o município de Lagoa do Ouro, no agreste pernambucano. A prefeitura de Xexéu informou não ter condição de abrigar as profissionais, como previsto no programa. Lagoa do Ouro, que seria contemplado em uma etapa seguinte, se ofereceu para recebê-las.
 
Pernambuco tem 46 médicos do programa. O Ministério da Saúde solicitou o registro provisório de 43 deles. Trinta e nove foram concedidos e quatro estão com pendências de documentação.
 
Cubanos — O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira que 215 profissionais cubanos que atuarão na segunda etapa do programa desembarcam nesta noite no Aeroporto Internacional de Brasília. De acordo com a pasta, até o final da semana 2.000 cubanos terão desembarcado em quatro capitais brasileiras para atuar no programa.

02 de outubro de 2013
Veja
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário