"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

FHC, ALCKMIN, NUNES, TODO O TUCANATO PAULISTA PEDIU PARA QUE SERRA FICASSE

 Fiel ao seu estilo, José Serra seguiu o ritual das últimas eleições e decidiu seu futuro no limite do prazo do Tribunal Superior Eleitoral para que os políticos mudem de partido para disputar em 2014. Aos amigos mais próximos, o ex-governador já havia sinalizado que seguiria esse caminho. A opção de migrar para o PPS traria muitas incertezas. A predileção, porém, não era revelada ao partido, que ficou o tempo todo no escuro.
 
 
Depois de um período de reclusão total, Serra voltou a conversar com o PSDB na semana passada. Graças aos apelos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do governador Geraldo Alckmin, ele abriu um canal direto de diálogo com o senador Aécio Neves. O ex-governador e o senador se encontraram em São Paulo pelo menos duas vezes na capital paulista. Nas conversas, Aécio apelou para que Serra permanecesse no PSDB e chegou a convidá-lo para viajar pelo País. O senador não ouviu em nenhuma das ocasiões pedidos específicos de cargos, mas deixou claro que atuaria para garantir que o PSDB ficasse totalmente aberto. Ou seja: o posto de candidato ao Senado no ano que vem estaria garantido.
 
Amigos de Serra, como o senador Aloysio Nunes Ferreira e o deputado Jutahy Magalhães, se somaram aos esforços dos tucanos para convencer o ex-governador a permanecer no partido. Em duas visitas ao Palácio dos Bandeirantes, na semana passada, Serra deixou o governador Geraldo Alckmin aliviado ao garantir que faria campanha para ele no ano que vem ( e não para o ex-prefeito Gilberto Kassab, do PSD, que também estará na disputa). Mas não foi contundente sobre sua decisão final.
 
O primeiro a ser comunicado oficialmente da decisão foi o deputado federal Roberto Freire, presidente nacional do PPS. Isso ocorreu na última segunda-feira. Só depois disso Serra conversou com Aécio Neves em São Paulo em reunião que contou com a presença de outros tucanos. Só então o martelo foi batido. Antes de voltar para Brasília, Aécio foi ao Palácio dos Bandeirantes para uma última conversa com o governador. Ontem, o mineiro fez questão de ser o porta-voz oficial da notícia, apesar de o anúncio já ter sido feito nas redes sociais. Em entrevista coletiva, fez afagos ao ex-rival, que não se manifestou.
 
(Estadão)
 
02 de outubro de 2013
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário