"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

AUTOCRÍTICA DO APEDEUTA: CONSTITUIÇÃO DO PT TORNARIA O BRASIL INGOVERNÁVEL

 
Lula: proposta de Constituição do PT tornaria o Brasil ‘ingovernável’.  Ex-presidente destaca participação popular e os direitos sociais presentes na Carta Magna.  Termo ‘ingovernável’ também foi utilizado pelo então presidente José Sarney em 1988 pouco antes de a Constituição ser promulgada


O ex-presidente Lula fala em evento na OAB em comemoração aos 25 anos da Constituição Foto: André Coelho / O GLOBO
O ex-presidente Lula fala em evento na OAB em comemoração aos 25 anos da Constituição André Coelho / O GLOBO

Depois de votar contra o texto final da Constituição de 1988, o ex-presidente Lula afirmou, nesta terça-feira, que, se a proposta do PT tivesse sido aprovada, o Brasil seria "ingovernável". Ele ressaltou a participação popular na Assembleia Nacional Constituinte e saudou principalmente os direitos sociais presentes na Carta Magna.
 
- Se a nossa Constituição fosse aprovada, o país seria ingovernável, porque nós eramos duros na queda e muito exigentes. Votamos contra porque queríamos algo mais radical, que não foi possível porque só tínhamos 16 deputados - disse Lula em evento comemorativo dos 25 anos da Constituição, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
 

Durante a cerimônia de celebração dos 25 anos da Constituição, o senador e ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) fez uma autocrítica. Ele reconheceu que como presidente da República na época da promulgação da Constituição, fez várias criticas a pontos do texto que dificultavam a governabilidade. Mas ressaltou os avanços sociais do texto.
 
- Eu critiquei algumas partes da Constituição. Mas reconheço que no capítulo dos direitos sociais, dos direitos humanos e dos diretos individuais, ela é irrepreensível – disse Sarney.
 
Já Lula fez uma referencia às declarações de Sarney, e citou uma frase de Ulysses Guimarães para rebater as criticas da época de que a constituição tornaria o país ingovernável.
 
- Ulysses respondia: a governabilidade está no social. A fome, a miséria e a doença não assistida, essas sim são ingovernáveis – disse Lula
 
Ao final da cerimonia, Lula assinou a proposta de iniciativa popular da OAB, sobre eleições limpas. A intenção da OAB é coletar 2 milhões de assinaturas para apresentar um projeto de lei. O presidente da OAB, Marcos Vinicius Furtado, comemorou o fato de Lula ter assinado o projeto e disse que a reforma política é urgente.
 
- Para nós, a Constituição não é um texto perfeito. Precisa ser adaptada ao momento atual. Uma reforma política é necessária – disse.

02 de outubro de 2013
Fernanda Krakovics e  Cristiane Jungblut - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário