"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

AMERICANOS SE OPÕE A PARALISAR O GOVERNO POR CAUSA DO OBAMACARE

 
Pesquisa mostra que 72% da população se opõe ao fechamento das principais atividades do setor público
Estudantes do Corcoran College of Art and Design, que teriam aula na Galeria Nacional de Arte, ficaram do lado de fora devido ao impasse no Orçamento americano. Eles não tinham ideia de que todos os museus nacionais ficariam de portas fechadas Foto: KEVIN LAMARQUE / REUTERS
Estudantes do Corcoran College of Art and Design, que teriam
aula na Galeria Nacional de Arte, ficaram do lado de fora devido
ao impasse no Orçamento americano. Eles não tinham ideia de que
todos os museus nacionais ficariam de portas fechadas
KEVIN LAMARQUE / REUTERS

WASHINGTON - Numa rejeição acachapante à estratégia dos congressistas republicanos, os americano em sua grande maioria se opuseram ao ataque ao “Obamacare” por via do fechamento do governo federal ou da resistência à elevação do teto de endividamento do Executivo, revelou uma pesquisa divulgada nesta terça-feira.
 

Quase 13 horas após o início do apagão administrativo no governo federal americano, republicanos e democratas ainda não oferecem qualquer sinal de que um acordo é possível no curto prazo para autorizar despesas federais e reabrir as portas parcialmente fechadas da administração, impedindo efeitos colaterais negativos à economia real, ainda em frágil recuperação. Após a quarta rodada de votações esta manhã, na qual novamente projeto aprovado na Câmara foi rejeitado em seguida pelo Senado, os líderes dos dois partidos, nas duas Casas do Congresso, estão reunidos com seus assessores e parlamentares mais próximos repassando suas estratégias.
 
Não há negociações em curso entre as duas alas e a única saída imediata para o impasse parece estar nas mãos do presidente da Câmara, o republicano John Boehner. Ele pode escolher enfrentar os radicais do partido e pôr em votação o projeto do Senado. Mas ainda não há indicações de que Boehner optará por este caminho.
 
A paralisação, o auge de três anos de polarização política crescente e de governo dividido, foi liderada pelos conservadores do Tea Party, unidos em sua oposição a Obama, seu desgosto pela lei de reforma do sistema de saúde do presidente e suas promessas de campanha de controlar os gastos do governo. Obama se recusou a negociar as exigências e advertiu que uma paralisação poderia "atirar uma chave inglesa nas engrenagens de nossa economia".
 
Alguns escritórios do governo e parques nacionais serão fechados, mas os gastos para as funções essenciais relacionadas à segurança nacional e pública continuarão, incluindo o pagamento para os soldados norte-americanos. Ao todo, 408 pontos turísticos federais estão com as atividades temporariamente paralisadas

02 de outubro de 2013
O Globo com Bloomberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário