"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

VOTO DE BARROSO REPETE ARGUMENTOS DE PARECER ENCOMENDADO POR DIRCEU



Voto de Barroso repete argumentos de parecer encomendado por Dirceu a professor da USP


Para enriquecer o debate jurídico, político etc., torno aqui disponível um texto. Quando for publicado o voto do ministro Roberto Barroso, peço que vocês façam um cotejo com um parecer assinado por Antônio Magalhães Gomes Filho, professor titular de Processo Penal da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e hoje diretor da instituição.
 
O parecer foi encomendado pela defesa de José Dirceu. Salvo engano, mas acho que não, os argumentos são rigorosamente os mesmos. O parecer de Magalhães está aqui.
“Está sugerindo o quê, Reinaldo?” Nada! Um mero exercício de, sei lá, direito comparado, talvez.
 
11 de setembro de 2013
Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário