"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

UM ESTRANHO CONCEITO DE SOBERANIA...

Dilma quis botar os cachorros em Obama (em sentido figurado), assim como Evo Morales botou os cachorros em Dilma (literalmente).
Dilma não vai mais aos Estados Unidos. Cancelou a viagem porque Obama não deu a mínima para os faniquitos da nossa destrambelhada presidente.
Melhor para Obama, que pode usar a sua agenda para fazer alguma coisa mais útil para o planeta.
Dilma havia botado os cachorros - no sentido figurado - em Obama. Por nada. Por suposições. Esticou a corda e se enforcou com ela. Dilma quis ter com Obama a valentia que não teve com Evo Morales, que botou os cachorros - literalmente - no avião da FAB onde estava o ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim.
O conceito de soberania da Dilma é muito relativo. Para quem caga na sua cabeça, não está nem aí. Para quem tem consideração para com o Brasil, a imbecilidade diplomática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário