"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

SATURAÇÃO DAS MÁS NOTÍCIAS


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVdn3sHuZhaO_Plq0ARNKis1D6gTsDejzeAEkLzt45Gvv4gM39VK8LxZhnOOdD86js8y3i3ILRPTalNPLt8VaNAwJor0czfFKn6EXB0edFQGExFgeyXcJZpcz5ZUN3rxgBeqn0dgabKQc/s400/charge-rice-Boas-noticias.jpg
Há estudos belíssimos sobre o potencial do cérebro e seu poder de modificar-se, de ser renovável, reconstruir-se e toda essa habilidade poderia ser usada a favor do ser humano. Já imaginou?! A cada dia cada um de nós pode gerar uma realidade bem melhor, mais prazerosa, estimulante, renovadora, com a simplicidade de mudar pensamentos, sentimentos, desejos. Incrível, meu Deus!
 
Um ser humano bem estimulado por pessoas (e atenção, nem precisa ser médico, psicólogo, pastor, padre, entre outros apoiadores por profissão ou prática) capazes de ampliar nosso mundo sensorial – visão, audição, paladar, olfato, tato –, que é por onde o mundo exterior nos invade, seria mais sensível. Se déssemos conta das maravilhas e estímulos positivos que ativam uma função essencial da consciência humana, que é a percepção dessa nova realidade, nossa química cerebral despejaria um tsunami de opiáceos e a sensação de prazer seria constante na nossa vida.

E, olha, sem embriagar-se, usar drogas leves ou pesadas, pois nosso cérebro já produz substâncias do prazer e relaxamento. Então, por que somos tão negativistas, preocupados, tensos, sofremos por um futuro antecipado ou nos escravizamos em um passado de lutos, perdas, ódios, mágoas, ressentimentos? E o presente, e essa bela paisagem, esse cheiro delicioso de dama da noite? Esse paladar de um doce caseiro que degustado desmancha na boca enquanto eterniza na minha memória?

SENSAÇÕES
 
E o que fazer com esse som maravilhoso que acompanha minha viagem de carro e me enche de vida enquanto aguardo a carinha da minha filha 200 km à frente? E o tato sagrado do abraço de amor que me arrepia inteiro?! Se posso ter tantas sensações e percepções tão gratificantes, por que mergulhar no caso do menino que matou a família em São Paulo? Ou ficar mal humorado porque o time de futebol vai mal? Ou sofrer com notícias horrorosas que os meios de comunicação selecionam a cada segundo?

Meus amigos, nós é que construímos a realidade. E o certo é que somos “consumidores” de notícias ruins, de tragédias, de maldades e, do sofá ou da cadeira ou com o celular em mãos, gastamos nossa renda insuficiente comprando mídias para ser testemunhas impassíveis de poderosos corruptos, de atores e atrizes banais desnudos, pegos bêbados em blitz de Lei Seca, ou do crime horroroso de cada dia, das brigas políticas dos mesmos personagens, que de escândalo em escândalo são reeleitos para nos matar de ódio!

Está vendo a lógica? Todos os dias lemos, assistimos, ouvimos um conteúdo catastrófico, negativista do lado mais escuro da natureza humana. E, dentro de nossa mente, pessoas são más, ninguém é confiável, o mundo está perdido, não vale a pena ser bom, honesto, confiável num mundo que os mais desonestos, violentos, corruptos é quem vivem bem, com seus carros importados, iates, viagens internacionais. Com isso, a fé em quem nos lidera em diversas áreas, o incentivo a honestidade, a sensação de que vale a pena a competência, o mérito, enfim, os mais valiosos conceitos e práticas vão sendo desmoronados por um bombardeio de péssimas notícias.

AUTORES

Como diria o psiquiatra francês Henry Ey, “somos sujeitos de nossas ações, autores de nosso personagem, artesãos do próprio mundo”. É hora de mudarmos o disco, de sermos mais coerentes, ter a coragem de assumir que Deus nos criou para a alegria, o prazer, o relaxamento. Se não estamos nesse tipo de realidade, é por pura incompetência! E chega de reclamar de todo mundo! Continuo a afirmar que ser feliz é competência e arbítrio de cada um de nós!

(transcrito de O Tempo)

23 de setembro de 2013
Eduardo Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário