"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

LÁ DAS BANDAS DO SANATÓRIO

CADÊ AS PROVAS, CADÊ?!?

 Com base nos seus anos de academia, os advogados brincam de fazer cócegas nas leis e os homens de bem só não morrem de rir, porque é uma desgraça. Agora vem Ives Gandra, o eterno jurisconsulto de velhos almanaques legais dizer que Zé Dirceu "foi condenado sem provas". Gandra se traveste hoje da cansativa versão Dilma Vana, a fanática cobradora das tais provas provadas. Essa turma subestima a constituição moral da nação: - Pôhaaa, a culpa não está só na prática do delito; está no seu consentimento! E pior ainda: quanto mais esperto for o larápio, menos pistas deixará para o pateta que exige provas. Malfeitor algum deixa recibo assinado de suas falcatruas e muito menos impressões digitais nos cofres que arromba.
DÚVIDA & CERTEZA

 Há uma dúvida atroz no governo Dilma nesses últimos dias: a bagunça é em cascata ou em efeito dominó? Primeiro foi a demissão do assessor mão-grande de Deisi Hoffmann, dona da Casa Civil de Dilma; anteontem o pé nos fundilhos do assessor avião-nas-gavetas de Ideli Salvatti, a garçonete das Relações Institucionais da president@ Dilma; agora foi demitido por twitter o assessor propineiro de Garibaldi Alves, ministro da Previdência de Dilma. Uma coisa é certa nesse regime implantado no País desde 1985 com a chegada de Sarney ao Palácio do Planalto, escândalo é coisa que se dá em efeito dominó, ou em cascata, porém jamais acaba em cadeia.

 QUEM CONTRATA MALFEITOR

 Como é que um governo se preocupa com a espionagem americana de Barack Obama que desnuda futricas palacianas e não dá bola para a roubalheira que corre frouxa a partir da Esplanada dos Ministérios e se espalha por todos os cantos da máquina pública brasileira? Só nesta semana, dois escândalos nos salões da Presidência e um no gabinete da Previdência foram reduzidos a nada, com a sumária demissão dos predadores do patrimônio público. Nesses casos, para tapar o sol com um arremedo de peneira, o governo foi rápido: demitiu sumariamente os "suspeitos". Não lhes deu direito algum aos embargos infringentes que tanto defende para Zé Dirceu, seus mensaleiros e o Capeta de tutti capi que nessas horas fica sempre na moita. E com isso, os seus chefes imediatos ganham salvo-conduto e tomam ares de grande honestidade. Quem contrata malfeitor, malfeitor é.

FIM DO CRACK

 Eis que se aproxima mais um ano de muito palanque e pouco trabalho. Vêm aí as promessas mirabolantes, outra vez. A propósito, você viu como a Dilma acabou com a praga do crack?!? O próprio governo acaba de divulgar dados de uma pesquisa boazinha dizendo que há 360 mil viciados em crack no País. Especialistas discordam e chutam esse número para mais de 1 milhão e 200 mil mortos-vivos consumidores de pedra com gasolina e ácido de bateria. Sabe-se pelas mesmas fontes que mais de 80% dos zumbis querem se livrar do vício. O dinheiro anunciado para tratamento dos viciados em crack que, na campanha de 2009 elegeu Dilma em 2010, jamais saiu do papel. Mas é tempo de propaganda outra vez. Agora sim é verdade: Dilma vai acabar com o inferno do crack. Agora vai.

O CRACK QUE ACABOU

 Falando em fim do crack... Da promessa de Dilma Vana em fins de 2009 para cá, gloriosa primavera brasileira de 2013, o único crack que acabou no Brasil foi o Paulo Henrique Ganso. O Ney Franco acabou com ele.

BEZERRA FOI PRO RÊGO

 O PMDB meteu mais uma goleada no PT em outra disputa por bocas-ricas no governo. Está mplacando o ativo paraibano Vital do Rêgo no lugar de Fernando Bezerra no notável, profícuo e indispensável Ministério da Integração. E assim vai se consolidando uma vez mais a escrita: sem o PMDB o PT não existe; não ganha eleição nem para síndico vigia de estacionamento de carros.

MAIS 4 ANOS?!?

 Não sei de onde ele tirou a informação, mas Aécio Neves, no seu périplo pelos palanques do Norte e do Nordeste, disse neste sábado que "os brasileiros já não aguentam mais outros quatro anos de governo do PT". Mas isso é fácil de se conferir: faça você mesmo, com seus amigos e seu círculo de relações, a pergunta que não quer calar: - Você aguenta mais quatro anos de governo do PT? E então, seja lá qual for o resultado, espalhe; ponha nas redes sociais, conte pradeus e todo mundo. Resposta escapista tipo assim "mas então o que é que sobra?" não vale. Conte como voto nulo. 
I LA NAVE VA

 Pouco mais de uma semana depois de ser decretada a prisão preventiva de um assessor de Gleisi Hoffmann, dona da Casa Civil da Dilma por crime de pedofilia, um assessor da Ideli Salvatti, garçonete das Relações Institucionais da mesma Dilma, foi flagrado com a boca na botija pela Polícia Federal. Besteira, trata-se de apenas mais um escândalo no governo do Brasil da Silva. I la nave va.
 
23 de setembro de 2013
sanatório da notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário