"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PGR PEDIRÁ PRISÃO IMEDIATGA DE 11 CONDENADOS DO MENSALÃO EM REGIME FECHADO

Helenita Acioli vai refazer pedido de prisão ao fim do julgamento dos embargos de declaração pelo STF


A procuradora-geral da República, Helenita Acioli, disse nesta quarta-feira que vai refazer o pedido de prisão imediata de réus condenados no processo do mensalão ao fim do julgamento dos embargos de declaração.

Ela afirmou, no entanto, que o pedido será feito apenas para réus que cumprirão pena em regime fechado.
No ano passado, o antecessor de Helenita do cargo, Roberto Gurgel, pediu a prisão imediata de todos os 25 condenados.
A expectativa é de que o julgamento dos embargos de declaração seja concluído esta semana.
 
 
Dos 25 condenados no processo do mensalão, onze foram condenados a oito anos de prisão ou mais – o que os leva para o regime inicialmente fechado de cumprimento da pena. Entre os réus nessa situação está o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.
Outros onze serão presos em regime semiaberto. Três condenados vão prestar serviços à comunidade. Helenita está interinamente no cargo, aguardando a posse do escolhido pela presidente Dilma Rousseff, Rodrigo Janot.

04 de setembro de 2013
Carolina Brígido - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário