"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 8 de setembro de 2013

NÃO SEREMOS DESMORALIZADOS


 
Aos meus colegas médicos, dentistas, enfermeiros e demais cidadãos: nosso país nos últimos 12 anos transformou-se em um antro de corruptos e corruptores, onde ética e moral passam longe. Não temos um governo voltado para os interesses da sociedade. Temos uma verdadeira mega quadrilha formada por fisiológicos, cínicos e ladrões do erário, que usam de todos os meios para atingirem um fim - enriquecerem e perpetuarem-se no poder - uma vergonha e uma afronta ao cidadão que trabalha, produz e vive de acordo com a sua consciência esclarecida. Nossas instituições estão aparelhadas e desmoralizadas e o país consequentemente mergulhando no caos.
 
 A  última vítima escolhida pelo bando para fazer proselitismo político foi a classe médica. Não podemos permitir, não seremos desmoralizados. Somos profissionais sérios. Exercemos nossa profissão com dignidade, sem participar do balcão de negócios do governo; não frequentamos a praça dos Três Poderes; não circulamos nos sujos porões dessas fossas chamadas de Palácio do Planalto e de Congresso Nacional; não participamos do mensalão; não usamos cartões corporativos para pagar motéis e prostitutas; não distribuímos o suado dinheiro dos impostos recolhidos da população entre ditadores mundo afora; não nos ajoelhamos diante de cocaleiro; não somos donatários de capitanias hereditárias; não fazemos das nossas bases aéreas praças de táxi a nosso serviço, a exemplo desses políticos de caráter duvidoso, esses mesmos que na república de Macunaíma presidem as duas Casa do Congresso; não fazemos o avião presidencial de motel aéreo; não usamos banco de fomento (BNDES) para financiar nossos materiais de trabalho; não colocamos o dedo na prensa a troco de aposentadoria precoce. Nós cirurgiões, precisamos dos dez dedos para trabalhar.
 
Enfim, por isso nós temos o respeito da sociedade esclarecida, e acredito que também o apoio de toda a população. Portanto, temos força e deveremos usá-la para junto a outros segmentos da sociedade ajudar a manter o respeito, a moral e a credibilidade do país, hoje bastante abalada. Como profissional liberal há 36 anos e conhecedor de meus deveres e direitos, jamais me submeterei e aceitarei imposições desses quadrilheiros. Obediência civil é fator que legitima governos e esse governo não merece nosso respeito. Serei o primeiro da classe a não aceitar o cabresto desses corruptos e espero que as entidades de classe mantenham sua posição independente e que sejam mais incisivas em suas declarações públicas e tomem atitudes decisivas respaldadas nos princípios legais. Princípios esses que estão sendo claramente desrespeitados pelo governo com a finalidade de atender sujos interesses políticos e ideológicos.
 
 Baixar a cabeça diante dessas imposições é subserviência, é covardia e nós não somos covardes. Fazer medicina pública no Brasil hoje já demonstra isso. Além de brigarmos contra a morte, temos de brigar contra os corruptos desse governo que agora se bandearam contra nós. Tentam desmoralizar a profissão, mas com a nossa união eles não conseguirão, pelo menos no que depender de mim. A desobediência civil se faz necessária quando a incompetência e a corrupção tomam conta de um governo.
 
08 de setembro de 2013
Humberto de Luna Freire Filho é Médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário