"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 8 de setembro de 2013

CNN DIVULGA VÍDEOS DE ATAQUE QUÍMICO SÍRIO

Imagens são usadas por gestão Obama para convencer Congresso de ação militar, diz TV
  
Para convencer o Congresso a aprovar um ataque militar à Síria, o governo Barack Obama tem exibido a parlamentares americanos série de 13 vídeos que registrariam adultos e crianças na periferia de Damasco sofrendo os efeitos de armas químicas supostamente usadas em ataque no mês passado.
 
A informação é da rede de TV americana CNN, que também publicou em seu site as imagens que mostram homens seminus tendo espasmos, além de crianças com aparentes sintomas de contaminação química.
 
De acordo com as fontes de inteligência dos EUA, os vídeos foram captados momentos depois de um ataque químico usando gás sarin nos arredores da capital síria no último dia 21. O governo Bashar al-Assad nega ter usado armas químicas no conflito.
 
Segundo a CNN, muitos dos vídeos já estavam disponíveis no YouTube, "mas essa coleção de imagens é significativa", diz a rede, "porque a comunidade de inteligência [americana] lhe deu um selo de autenticidade".
 
ESFORÇO DE OBAMA
 
Também parte da ofensiva, Obama usou ontem seu programa semanal de rádio para pedir aos congressistas "que não continuem com os olhos vendados" ante o uso de armas químicas na Síria.
 
"Peço aos membros do Congresso que se unam e atuem para promover o mundo no qual queremos viver, o mundo que vamos deixar para nossos filhos e para as gerações futuras", afirmou.
 
O apelo ocorre às vésperas de o Congresso iniciar os debates sobre o ataque militar à Síria defendido pelo presidente. Segundos os EUA, o ataque químico nos arredores de Damasco matou mais de 1.400 pessoas. "Qualquer ação que iniciemos seria limitada, tanto no tempo como no alcance, e estaria destinada a impedir o governo sírio de utilizar gás contra seu próprio povo outra vez", disse.

08 de setembro de 2013
FOLHA DE SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário