"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 1 de setembro de 2013

A REALIDADE FECHA O CERCO NA ARGENTINA

Cristina Kirchner e seu grupo tentam adiar ao máximo a imperiosa correção de rumos numa economia com preços e tarifascongeladas. Mas o tempo se esgota
 

A presidente Cristina Kirchner e seu grupo já viveram dias melhores no poder. No plano político, um grande baque foi a derrota fragorosa nas primárias deste mês, prévia das eleições parlamentares de outubro, nas quais os candidatos da Casa Rosada conseguiram apenas 27% dos votos. Há dois anos, haviam obtido mais de 50%.
 

Tamanho desgaste não surge do nada. E como quase sempre ocorre nessas circunstâncias, a deterioração do quadro econômico explica em boa parte as agruras da presidente. Tudo condimentado por uma postura arrogante, autoritária no exercício da política, em que adversários são tratados como inimigos a serem eliminados.
 

É corrosiva uma situação em que a inflação efetiva roda nos 25% ao ano, enquanto o índice oficial se encontra tabelado em pouco menos de 10%. Também não há popularidade que resista ao desabastecimento provocado — como previsto — por um anacrônico tabelamento de preços.
 

O congelamento, gerenciado pelo truculento secretário de Comércio Interior Guillermo Moreno, é medida de desespero para tentar reduzir os danos nas urnas de outubro, cujo resultado deve soterrar de vez o projeto do kirchnerismo de alterar a Constituição para garantir o terceiro mandado consecutivo a Cristina. A julgar pelo resultado das primárias, a Casa Rosada não conseguirá quorum no Congresso para alterar a Carta. É possível, então, que um projeto de perpetuação no poder esteja em contagem regressiva, para acabar — ou sofrer uma interrupção — em 2015, quando se encerra o mandato da presidente.
 

A frente externa da economia argentina reservou mais uma derrota para o governo, com a rejeição na Justiça de Nova York dos argumentos oficiais contra a reclamação de credores que não aceitaram os termos da renegociação propostos pelo país em 2005 e 2010. O assunto irá para a Suprema Corte, mas, por precaução, a Argentina acaba de reabrir negociações sobre esta parcela da dívida não renegociada — 7% do total. Proporcionalmente não é muito, mas as reservas externa argentinas estão baixas e em queda — daí a disparara do dólar, cotado em quase o dobro da taxa oficial. No plano interno, além da inflação recalcitrante e da consequente dolarização da economia — tendência antiga na Argentina —, o PIB não consegue mais atingir os elevados índice de crescimento alcançados na gestão de Néstor, marido de Cristina.
 

Estima-se que, este ano, no máximo o país se expandirá 3%. O resultado é que o desemprego sobe, e está próximo dos 8%. Foi no que deu a receita heterodoxa de juros baixos e câmbio desvalorizado, artificialmente. A fórmula foi copiada em parte por Dilma, com resultado semelhantes.
 

O Brasil também passou a congelar tarifas, como a Argentina, mas os reajustes represados no vizinho são bem maiores. A tentação será grande de empurrar os problemas para além de 2015. Mas, pelo estado geral da economia, não parece ser possível.

01 de setembro de 2013
Editorial O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário