"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 14 de maio de 2019

MILÍCIAS VIRTUAIS MENTIRAM SOBRE SANTOS CRUZ



Conforme o Antagonista, o general Santos Cruz – após o linchamento virtual sofrido pelas milícias virtuais de sempre – foi reclamar com Jair Bolsonaro.

“O ministro teria argumentado que não se tratava de um ato espontâneo, e sim de uma ação coordenada, com a participação dos filhos do presidente, o chefe da Secretaria de Comunicação, Fábio Wajngarten, e assessores ligados ao ideólogo de direita, Olavo de Carvalho”, disse O Globo.

É evidente que nada tem de espontâneo nisso aí. Para início de conversa, o papo de Santos Cruz com Vera Magalhães ocorreu há um mês. Sendo assim, por que as milícias virtuais descobriram só agora?

Mas tem mais. Leia a transcrição da conversa do General com Vera Magalhães:

Em nenhum momento, a fala de Santos Cruz dá a impressão de que ele queria algum tipo de “regulação das redes”. Basicamente, pode muito bem ser interpretada como a requisição por coisas óbvias, como, por exemplo, que se evite o anonimato, que seria apenas aplicar a Constituição.

De qualquer forma, não há uma nesga de “requisição por censura” nas palavras acima. Como era de se prever, mais uma vez temos exemplos do quão baixo as pessoas chegam por cargos e verbas.

Esse núcleo da direita autocrática que se baseou em milícias virtuais para avançar sua agenda é uma das coisas mais repugnantes da história política nacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário