"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 14 de maio de 2019

DOCUMENTÁRIO SOBRE PEDOFILIA ABALA IGREJA CATÓLICA NA POLÔNIA


O documentário já registrou mais de 3 milhões de visualizações durante as primeiras horas de publicação.

Um novo documentário sobre casos de menores de idade vítimas de agressão sexual por parte de religiosos católicos provocou uma onda de reações na Polônia.

“Não conte a ninguém” é o título do polêmico documentário dirigido por Tomas Sekielski e produzido por seu irmão Mark Sekielski que narra a experiência de várias vítimas de abusos sexuais cometidos por padres.

Entre as vítimas há o depoimento de um homem que lembra como sofreu abusos aos 12 anos por parte do sacerdote Franciszek Cybula, que foi confessor do ex-presidente polonês e líder histórico do sindicato Solidarnosc (Solidariedade), Lech Walesa, informa a agência EFE.

As reações da Igreja Católica oscilaram entre os que pediram desculpas “pelos erros cometidos”, como o primaz da Polônia, Wojciech Polak, e os que evitaram se pronunciar “por não terem visto o documentário”, como o arcebispo de Gdansk, Slawoj Glod.

O líder do partido governante da Polônia, o conservador e nacionalista Lei e Justiça, Jaroslaw Kaczynski, também reagiu ao documentário e disse que a legenda prepara mudanças no código penal para endurecer as penas por abuso sexual a menores.


14 de maio de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário