"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 18 de abril de 2019

'CORAÇÃO PARTIDO' - DIZ BRASILEIRA QUE DOOU R$ 44 MILHÕES PARA A NOTRE DAME

Bilionária e filantropa, Lily Safra afirmou que tem 'relação especial' com a França e seus locais históricos


Lily Safra e a catedral: 'Símbolo universal' (Getty Images/Reuters)

A bilionária brasileira Lily Safra foi responsável, sozinha, por uma doação de 10 milhões de euros (cerca de 44 milhões de reais) para a reconstrução da Catedral de Notre-Dame, na França, parcialmente destruída por um incêndio na segunda-feira 15. A informação foi confirmada a VEJA pela Fundação Filantrópica Edmond J Safra, presidida por Lily.

“Nossos corações estão partidos pelo dano causado à Catedral de Notre-Dame, símbolo universal da herança de fé e de grandeza da França. 
Meu marido Edmond e eu sempre sentimos uma relação especial com o país e seus locais históricos, que incorporam sua arte e cultura”, diz a filantropa, em comunicado enviado pela fundação.

A gaúcha está entre as pessoas mais ricas do mundo e é conhecida por suas diversas atividades filantrópicas, no Brasil e no mundo. A socialite foi casada com o banqueiro libanês naturalizado brasileiro Edmond Safra até a morte dele, em 1999. 
Segundo a revista Forbes, a fortuna de Lily atualmente é estimada em 1,3 bilhão de dólares (5 bilhões de reais).

De acordo com o jornal francês Le Monde, a doação de Lily é uma das mais altas feitas à reconstrução da igreja em Paris. Para se ter uma ideia, o valor é maior do que o enviado pelo Grupo Disney (39 milhões de reais), que produziu a animação O Corcunda de Notre-Dame (1996).


18 de abril de 2019
VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário