"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 8 de março de 2019

RICARDO SALLES ORDENA 'PENTE-FINO' NO FUNDO AMAZÔNIA

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pediu ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) os contratos do Fundo Amazônia.

A promessa do presidente da República, Jair Bolsonaro, de fazer uma devassa no BNDES segue mostrando sinais de avanço.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pediu ao banco estatal, no começo de janeiro, todos os contratos do Fundo Amazônia.

Gerido pelo banco estatal e abastecido com doações estrangeiras, o Fundo foi criado em 2008 para financiar projetos de desenvolvimento sustentável que ajudem a reduzir o desmatamento.

Em dez anos, o Fundo Amazônia aprovou e contratou 103 projetos, a maior parte com organizações não governamentais (ONGs), e recebeu doações de R$ 3,4 bilhões. Desse total, já houve desembolso de mais de R$ 1 bilhão.

Segundo o jornal Valor, Salles afirmou:

“Queremos saber como o recurso do Fundo Amazônia, que é doado para o Brasil, é usado. A doação não é para o BNDES ou qualquer terceiro.”

O ministro acrescentou:

“Vamos analisar a forma de utilização dos recursos, se as opções prioritárias da utilização estão alinhadas com o que se pretende e se a execução desses contratos está sendo [feita] de maneira adequada.”

E completou:

“Qualquer avaliação além deste ponto é prematura porque nós não tivemos acesso aos documentos ainda. Depois que tiver tido acesso aos documentos, vou poder dar uma opinião de mérito sobre o que foi visto lá.”


08 de março de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário