"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

JÁ ERA ESPERADO QUE INVESTIGAÇÃO SOBRE GILMAR MENDES NÃO IDENTIFICASSE "IRREGULARIDADES"

Resultado de imagem para gilmar inocente charges
Charge do Nani (nanihumor.com)
O secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, sinalizou que a análise fiscal sobre o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não identificou irregularidades. “Aquilo está tranquilo. Não tem problema algum”, respondeu o secretário ao ser indagado sobre a notícia de que ofício enviado pela Receita à PGR foi concluído e “não encontrou nada”.
Ele também avaliou que houve um “vazamento lamentável” sobre o caso de Gilmar e que é preciso “saber de onde e como vazou”. “As ações punitivas vão acontecer”, garantiu. Cintra conversou rapidamente com a imprensa ao deixar o Palácio do Planalto.
ERRO BÁSICO – Como mostrou o Estadão, o vazamento da investigação envolvendo o ministro Gilmar Mendes resultou de um “erro básico” cometido por um auditor. A falha fez com que dois contribuintes tivessem acesso à íntegra da apuração sobre agentes públicos conduzida pelo Fisco. 
O caso envolvendo Gilmar começou em março de 2018, quando a Receita criou a Equipe Especial de Programação de Combate a Fraudes Tributárias (EEP Fraude) para mapear agentes públicos com algum tipo de suspeita tributária. A criação do grupo foi revelada pelo Estado.
Auditores relataram que, nos casos apurados pelo grupo, a investigação não começa pelo agente público, mas por contribuintes relacionados a ele. Assim, a Receita intimou pessoas ligadas a Gilmar para dar explicações. A praxe é o contribuinte acionado ser intimado para fornecer informações por meio de um sistema eletrônico. Ele recebe uma senha para inserir informações. Entretanto, no caso do ministro, o auditor responsável, em vez de abrir ao contribuinte apenas o espaço para manifestações, deu acesso a todo o material produzido pela EEP Fraude.
VAZAMENTO – “Os dossiês foram disponibilizados incorretamente, sem a função de proteção por sigilo, para que fossem anexados os documentos destinados a atender intimação fiscal destinada a esclarecer elementos necessários para a tomada de decisão de abertura ou não de procedimento fiscal”, afirmou a Receita em nota enviada à Procuradoria-Geral da República.
Segundo a nota, “em dois casos identificou-se que os contribuintes extraíram cópias integrais dos dossiês com a análise fiscal completa do contribuinte alvo de circularização e outros contribuintes não relacionados, entre os quais o ministro do STF”.
A investigação tributária envolvendo Gilmar desencadeou um movimento entre parlamentares e integrantes da Corte por um projeto de lei que restrinja a atuação do Fisco.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Já era esperado que Gilmar e sua mulher escapassem ilesos. Mas faltou a explicação da Receita sobre a movimentação atípica identificada nas contas deles. Mas isso também já era esperado, porque o Brasil é o país da piada pronta(C.N.)


27 de fevereiro de 2019
Julia Lindner
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário