"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

GRUPO DE LIMA REPROVA DIÁLOGO COM A DITADURA MADURO


Em reunião de urgência sobre a Venezuela realizada em Ottawa, no Canadá, 11 países do Grupo Lima desaprovaram qualquer tentativa de diálogo com regime ditatorial de Maduro.

Todos os membros originais do Grupo de Lima exceto o México, que não compareceu ao encontro, anunciaram nesta segunda-feira (4) que o presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, será incorporado e trabalhará com o conjunto de países.

Em seu comunicado, o grupo também criticou tentativas de contato com Nicolás Maduro, afirmando que “as iniciativas de diálogo propiciadas por diversos atores internacionais foram manipuladas pelo regime de Maduro, que as transformou em manobras ditatoriais para se perpetuar no poder”.

De acordo com O Globo, o grupo também afirmou que todas as iniciativas políticas e diplomáticas que forem desenvolvidas devem ter por objetivo “apoiar a rota constitucional apresentada pela Assembleia Nacional”, de modo a garantir “uma transição pacífica do regime ditatorial de Maduro, que alcance a convocação de eleições e o estabelecimento da democracia na Venezuela”.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, participou da reunião desta segunda, conforme noticiou a RENOVA.


04 de fevereiro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário