"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

SÉRGIO MORO QUER CONSTRUIR MAIS PRESÍDIOS NO BRASI


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, quer construir novos presídios no Brasil.

Uma matéria publicada no jornal “Valor Econômico” nesta quinta-feira (10) apresenta explicações sobre a possível estratégia que será utilizada pelo ex-juiz Sergio Moro.

Na lógica de criação de vagas com novos presídios está embutida a estratégia de desarticulação do crime organizado que controla as cadeias e o narcotráfico, como o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Ainda de acordo com o jornal, paralelamente à construção de novos presídios federais e estaduais, o Ministério da Justiça vai se empenhar, no front legislativo, na adoção do chamado ‘plea bargain’, mecanismo utilizado nos Estados Unidos que permite que acusados por crimes confessem os delitos, de modo a receberem redução de pena e permitir que o processo penal seja concluído com rapidez.

O instrumento em questão é usado nos Estados Unidos, em que 90% dos casos criminais são resolvidos dessa forma, desafogando o Judiciário, conforme noticiou a RENOVA.


10 de janeiro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário