"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

IGUAL AO MENSALÃO, NÃO

Vê bem: eu não penso o que penso porque concordo com tudo o que Reinaldo Azevedo diz. No tempo em que Reinaldo Azevedo já apontava as permissividades e ilegalidades do juiz Sérgio Moro e dos procuradores da turma de Dallagnol e Carlos Fernando, eu discordava dele, eu era 'somos todo Moro' e escrevi com todas as letras que os procuradores da República de Curitiba eram iluminados por Deus e bonitos por natureza.

Adorei o Power Point e cheguei a escrever a RA afirmando que eu duvidava de que Sérgio Moro não tinha gostado daquela presepada, como informava o colunista.

Com o andar da carruagem e diferenciando entre a noção e percepção do que é Justiça e processo legal para nós - leigos e povo em geral - e quem o opera e aplica - fui, por dever de honestidade, mudando a minha visão da Lava Jato.

Sou filha de advogado, tenho um faro para a coisa. E sou jornalista, somos perdigueiros. Acompanhei todo o mensalão, quase sessenta sessões e assisti a (quase) todos os depoimentos da Lava Jato, especialmente os do triplex do Guarujá. Mensalão foi outra coisa. Teoria do Domínio do Fato é discutível? É. Mas aquela corja não foi condenado pela teoria. Foi por provas. E os acusados foram condenados de acordo com a denúncia.


07 de fevereiro de 2018
blog da mirian macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário