"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

TSE CONTINUA RELUTANDO EM SUBSTITUIR URNAS ELETRÔNICAS ULTRAPASSADAS POR MÁQUINAS DE ÚLTIMA GERAÇÃO QUE EMITEM VOTO EM PAPEL


Este vídeo mostra parte da entrevista do professor da Unicamp, Diego Aranha, expert em sistemas de voto eletrônico, no programa de Danilo Gentili de 19 de agosto de 2014. Em 2015 o Congresso Nacional aprovou lei determinando ao TSE a substituição das velhas e ultrapassadas urnas eletrônicas por sistema de última geração que emite voto em papel a ser conferido e depositado em urna pelo eleitor.

Essa modalidade de voto eletrônico é a única que permite, em caso de suspeita de fraude, que seja feita uma auditoria pois permite comparar a totalização eletrônica dos votos com os votos em papel.

Até agora o TSE continua simplesmente ignorando a decisão do Poder Legislativo e nas eleições presidenciais de 2018 as velhas, ultrapassadas e carcomidas maquinetas, que já estão em uso há cerca de 20 anos, parece que continuarão a ser utilizados pelo TSE na eleição presidencial de 2018.

A propósito já tratei disso aqui no blog em matéria especial que pode ser lida clicando AQUI.

Por enquanto, o deputado Jair Bolsonaro é o único parlamentar que tem cobrado do TSE a obediência à determinação do Congresso Nacional.

10 de agosto de 2017
aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário