"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

GILMAR MENDES INSISTE E DIZ QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO VIROU "TERRA DE NINGUÉM"

Resultado de imagem para gilmar mendes
Gilmar causa constrangimento aos ministros do STF
No mesmo dia em que a defesa do presidente Michel Temer encaminhou pedido de suspeição contra o procurador-geral da República, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a criticar a Procuradoria-Geral da República (PGR) sob a gestão de Rodrigo Janot.
Durante sessão da 2ª Turma do STF, o ministro afirmou que o Ministério Público virou “terra de ninguém” com um “festival de investigações sem controle judicial”. O ministro se refere a procedimentos internos de investigação criminal (PICs) realizados pelo órgão.
SEM CONTROLE – “Aqui nós temos uma série de questões que precisamos talvez passar em revista. O ministro Celso de Mello e eu somos muito preocupados em relação a uma outra questão que me parece que terá de ser revisitada, que é a questão da investigação por parte do Ministério Público. Isto virou um pouco terra de ninguém. Não obstante, o que se ouve? Que hoje é um festival de investigação sem sequer controle judicial. Fala-se que na Procuradoria-Geral hoje haveria 2,8 mil PICs, chamado procedimento de investigação criminal, sem nenhuma figura de controle”, disse o ministro.
Os PICs são autorizados desde a decisão do Supremo Tribunal Federal, em 2015, em que a Corte reconheceu que é constitucional o poder do Ministério Público de investigar.
“Nós temos que ter muito cuidado com os poderes que estamos deferindo. São todos escândalos que parecem que estão escondidos. Ou nós revisamos essa jurisprudência em relação a essa temática, ou tem que regular de maneira muito clara”, disse Gilmar Mendes. “Quem vai fazer o controle disso?”, indagou, em relação aos PICs.
PGR DESMENTE – Em nota, a Procuradoria-Geral da República questionou os números apresentados por Gilmar Mendes. “A estatística do mês de julho de 2017 do gabinete do procurador-geral da República mostra que a Assessoria Jurídica Criminal possui apenas 626 procedimentos em análise, sendo que 112 deles tratam de conflito de atribuição entre Ministérios Públicos que deve ser resolvido pelo procurador-geral, por decisão do Supremo Tribunal Federal”, disse a PGR.
“Há outros procedimentos remanescentes no gabinete que dizem respeito às áreas de Assessoria Jurídica Constitucional, Assessoria Jurídica Cível, Assessoria Jurídica de Tutela Coletiva, Secretaria de Cooperação Internacional, entre outras”, concluiu a nota enviada pela assessoria de imprensa da Procuradoria.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Gilmar Mendes denuncia uma suposta falta de controle sobre o Ministério Público Federal, que é um órgão autônomo de Estado e tem atribuições próprias, não tem de estar sob controle de nenhuma outra instituição pública. Com essa postura persecutória, Gilmar Mendes mostra que não tem controle sobre seus próprios atos. E os demais ministros estão constrangidos, sem saber o que fazer. (C.N.)


10 de agosto de 2017
Deu no Correio Braziliense
(Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário