"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

AO ENCHER O BALÃO DE DORIA, TEMER ESVAZIA O BALÃO DE ALCKMIN

Resultado de imagem para temer e doria no campo de marte
No Campo de Marte, Temer não poupou elogios a Doria
Michel Temer resolveu inflar as ambições de João Doria. Nesta segunda-feira, o presidente participou de uma solenidade na Prefeitura de São Paulo. Aproveitou apara afagar o ego do tucano, a quem chamou de “velho amigo” e “companheiro”. O discurso já começou em clima de flerte. Temer quebrou o protocolo e saudou apenas o prefeito. “Algumas autoridades até foram esquecidas por um ou outro. Não pelo João Doria, naturalmente, que é rápido em todas as manifestações”, disse.
Foi a senha para uma longa sessão de elogios. “Há muito tempo eu verificava a fórmula do João trabalhar, que é de organização, horários rígidos e muita conciliação”, derramou-se o presidente. “Eu tenho orgulho, com a devida licença, de me equiparar às atitudes do João”, prosseguiu.
VISÃO NACIONAL – Para não deixar dúvidas, Temer disse que o prefeito não tem “uma visão apenas municipalista, mas uma visão nacional”. “Eu vejo que tenho um parceiro, um companheiro, alguém que compreende como ninguém os problemas do país”, exaltou.
O presidente ainda arriscou um trocadilho com o tema do encontro: a cessão de um terreno no Campo de Marte. “Sabemos todos quanto tempo os astronautas levaram para tentar chegar a Marte. E eu vejo que o João Doria em menos de sete meses chegou a Marte, não é?”, gracejou.
Até os habitantes de outros planetas sabem que Doria quer concorrer ao Planalto. Ao descrevê-lo como “um exemplo para a administração pública”, Temer alimenta o sonho do prefeito e sinaliza com um possível apoio do governo e do PMDB.
ALCKMIN DE FORA – A força do presidente como cabo eleitoral é duvidosa. Com 5% de aprovação, ele tem tudo para se transformar num espantalho de votos em 2018. No entanto, a visita a Doria serviu ao menos para uma coisa: retaliar Geraldo Alckmin.
O Planalto culpa o tucano pelos 11 votos do PSDB paulista a favor da denúncia da Procuradoria. Ao encher o balão do prefeito, Temer ajuda a esvaziar o do governador.

10 de agosto de 2017
Bernardo Mello Franco
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário