"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

CASA DE EX-ASSESSORA DE VACCAREZZA É ALVO DE BUSCA E APREENSÃO

SUSPEITA É QUE ELA TENHA RECEBIDO PROPINA EM NOME DO EX-LÍDER DOS GOVERNOS LULA E DILMA
OPERAÇÃO ABATE II, 45ª ETAPA DA LAVA JATO, FEZ BUSCAS NA CASA DE ANA CLAUDIA DE PAULA ALBUQUERQUE, EX-ASSESSORA DO EX-DEPUTADO CÂNDIDO VACCAREZZA (FOTO: CASSIANO ROSARIO/ESTADÃO)

A Operação Abate II, 45ª etapa da Lava Jato, fez buscas nesta quarta (23) na casa de Ana Claudia de Paula Albuquerque, ex-assessora do ex-deputado Cândido Vaccarezza. A suspeita é que ela tenha recebido propina em espécie em nome do ex-líder dos Governos Lula e Dilma.

O telefone de Ana Claudia foi localizado no celular usado pelo operador do PMDB Bruno Gonçalvez Luz. O sigilo telemático da ex-assessora de Vaccarezza foi quebrado. Segundo Relatório de Análise de Polícia Judiciária 108/2017, Ana Cláudia era "demandada" por Cândido Vaccarezza "para os mais variados assuntos".

Ao autorizar as buscas, o juiz Sérgio Moro afirmou que dentre as mensagens, "algumas têm caráter suspeito, como solicitações de empresários para interferências em seu favor pelo então deputado federal".

"Uma delas dirigida por um empresário ao então deputado por intermédio de Ana Cláudia de Paula Albuquerque, tem o seguinte teor: 'Estou iniciando um negócio que por certo vai interessar o patrão, e vejo espaço para você nele também. Abrangerá trabalho jurídico, ligado ao mercado financeiro. Trata-se de um projeto visando 2014, e vejo no chefe o potencial ideal para isso e tudo a ver com os planos macro dele'", relatou o juiz. (AE)


23 de agosto de 2017
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário