"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

O FENÔMENO JAIR BOLSONARO, OS "MILLENNIALS" E O IMPACTO DA INTERNET NO ÂMBITO DA POLÍTICA



Por enquanto dos pré-candidatos que aparecem em pesquisas medindo a popularidade de prováveis postulantes à Presidência da República, o deputado Jair Messias Bolsonaro pode ser qualificado como um fenômeno. Sim, porque é o único político brasileiro na atualidade que reúne platéias expressivas por onde passa.

Deve-se assinalar que Bolsonaro, sem partido e que se preparara para liderar o "Patriota", derivado do nanico PEN - Partido Ecológico Nacional, não possui ainda nenhuma máquina partidária e ainda por cima é massacrado pela grande mídia.

Agora há pouco esteve em Volta Redonda e falou para um auditório superlotado, como mostra o vídeo acima. Note-se a platéia, com smartphones nas mãos numa animação que não era vista há muitos anos no Brasil em reuniões políticas. Isto sem máquina partidária e sem a bênção da mídia mainstream.

O vídeo acima é um exemplo do que acabei de afirmar. E notem a reação do público quando um esquerdista, ao que parece de fora da platéia, grita o mantra comunista "não passarão". A platéia reage imediatamente e Bolsonaro, tranquilamente arremata: "Eu já passei", levando seus partidários ao delírio.

Ao longo de mais de uma década dedicando-me ao jornalismo na web confesso que não vi nesse interregno, em termos políticos, nada igual o que vem acontecendo com o fenômeno Bolsonaro. Ainda mais neste tempos que decorrem da descoberta do petrolão do PT, a maior teia de corrupção e roubalheiras do mundo e na qual estão enrolados dos políticos brasileiros em praticamente a sua totalidade. Pouco escapam.

A afirmativa de que o povo brasileiro está completamente descrente e avesso às atividades políticas é desmentida pelo périplo de Jair Bolsonaro pelo Brasil.

Aliás, são os próprios jornalistas da grande mídia que alimentam a suposta apatia dos brasileiros escamoteando, por exemplo, episódios como este de Volta Redonda, embora tenham sido generosos com aquela cambacica do PCdoB que esmagou um ovo na lapela do paletó de Bolsonaro.

Seja como for, o fato político relevante é que centenas de brasileiros lotam auditórios com entusiasmo inaudito aplaudindo Jair Bolsonaro em qualquer lugar desse imenso Brasil, inclusive no Norte e no Nordeste regiões consideradas como cidadelas inexpugnáveis de Lula e seus sequazes.

Sem máquina partidária e malhado impiedosamente pela mídia Bolsonaro vale-se apenas das redes sociais onde coleciona milhares de curtidas e compartilhamentos.

Em nível de seguidores, Jair Bolsonaro é bafejado pelos ditos 'millenials', a nova geração cevada pela internet permanentemente conectada e que usa intensamente todos os recursos da tecnologia.

Por isso que aquele grito esquerdista "não passarão" ou ainda golpes com ovos soam como algo fora de lugar face ao tráfego nervoso e intermitente de trilhões de bits que trafegam na internet.

O mundo sempre foi mudando ao longo da história, mas o impacto da tecnologia turbina as mudanças de forma frenética e sem paralelo na história da humanidade.

23 de agosto de 2017
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário