"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

NINGUÉM AGUENTA MAIS ESTE PRESIDENCIALISMO DE COALIZÃO, UM REGIME OBSOLETO


Resultado de imagem para presidencialismo charges
Charge do Lane (chargesdolane.blogspot.com)
Está posto em “xeque” o modelo de representação popular no regime presidencialista de coalizão. O povo não está sendo representado na prática. A direita e a esquerda ficaram reféns do sistema, não há “ideologia” de nenhum dos lados, salvo raríssimas exceções. O toma lá dá cá está explícito e se depreende das ações do Congresso, em meio às delações dos empresários, dos políticos presos, dos doleiros, dos diretores e gerentes da estatal Petrobrás, e até de um certo senador delator.
Salta aos olhos a podridão que tomou conta da nação, que afinal, se transformou numa grande festa da roubalheira, em que os representantes do povo, em desabalada alegria, levam vantagem em tudo.
EXISTE UMA REAÇÃO – No entanto, algo de bom começa a tomar corpo, em conversas nas ruas, nas feiras, nos bares e nas esquinas. Significativa parcela do povo está insatisfeita com a podridão que vem à tona, está triste e com vergonha de ter votado nos traidores da pátria, nos Judas do nosso futuro, nos responsáveis pela nossa desgraça.
Estão cada vez mais visíveis os erros de gestão daqueles que perdoam as dívidas das empresas com a Previdência e as parcelam em suaves prestações, sem juros com prazo de 200 meses, que equivalem a longos 17 anos. Um doce de coco para o empresário inadimplente, o que desmotiva os contribuintes que pagam em dia.
É justo, então, bombardear as televisões e jornais alardeando o suposto déficit da Previdência Social, se os governos estimulam a sonegação? Querem empurrar para o povo a falta de gestão e as benesses fiscais que beneficiam o empresariado.
RESSURGE O SONHO Já não temos mais uma ideologia. Entretanto, o conhecimento advindo das delações premiadas está despertando a classe média e também setores das camadas menos favorecidas, os despossuídos de bens materiais.
Assim, uma utopia pode emergir na desagregação da ética, anunciando uma nova era, uma transformação nos costumes, aquilo que o enciclopedista do Renascimento, o filósofo Thomas Morus, defendeu em seu pequeno livro, o sonho pode ser alcançado. As massas, antes amorfas, podem despertam agora do sono profundo, a cada dia em que são revelados os podres das elites.
Vai ficando mais difícil os políticos saírem ilesos das ruas, dos bares, dos aeroportos, sem que umas vaias ecoem em seus ouvidos, fustigando aqueles que defendem o fim da Lava Jato, aqueles que defendem a libertação dos corruptos presos preventivamente e aqueles que querem votar leis amordaçando as redes sociais e o Ministério Público. Os brasileiros querem ética, transparência e, acima de tudo, honestidade ampla, geral e irrestrita. Ou isso, ou a desintegração da sociedade brasileira, o que nenhum brasileiro poderá desejar, em sã consciência.

23 de agosto de 2017
Roberto Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário