"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

BENDINE TINHA "CONTA DE PROPINA", QUE PAGAVA ATÉ HOTÉIS PARA A FAMÍLIA DELE

Resultado de imagem para bendine charges
Charge do Chico (O Globo)
A força-tarefa da Operação Lava Jato diz que “há fortes indicativos” de que o ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobrás Aldemir Bendine tinha uma “conta-corrente de propina” com os operadores André Gustavo e Antônio Carlos Vieira da Silva, que são irmãos. Uma parte do dinheiro, segundo o Ministério Público Federal, foi usada também para bancar hotéis para Bendine e a família. Bendine foi preso na semana passada, na Operação Cobra, 42.ª fase da Lava Jato. Ele é suspeito de receber R$ 3 milhões em propina da Odebrecht.
A força-tarefa da Lava Jato encontrou no celular de Antônio Carlos registro do pagamento de despesas de hospedagem, em 11 de janeiro de 2016, em favor de Amanda Bendine, filha do ex-presidente da Petrobrás.
LAVAGEM DE DINHEIRO – Os investigadores atribuem a André Gustavo e a Antônio Carlos, que são publicitários, o papel de “profissionais da lavagem de dinheiro”. Para o juiz federal Sérgio Moro, “o fato é mais um elemento de ligação entre Aldemir Bendine com os dois irmãos e, eventualmente, pode representar o dispêndio em favor dele de parte da propina por eles recebida do Grupo Odebrecht”.
“A investigação se aprofundou ainda nos elementos indiciários de que Antônio Carlos arcaria com hospedagem em hotéis para Aldemir Bendine e familiares, a partir de anotação em seu celular, datada de 11 de janeiro de 2016 ‘Reserva Amanda Bendine 2 bangalôs 1 apto duplo Fecha a nota e nós resolvemos'”, aponta a Lava Jato.
INDICATIVO – “A aludida anotação de Antônio Carlos (“Reserva Amanda Bendine 2 bangalôs 1 apto duplo Fecha a nota e nós resolvemos”), constitui indicativo de que, de algum modo, outras despesas de hotéis com bangalôs também foram suportadas pelos operadores financeiros. Há, portanto, fortes indicativos que Aldemir Bendine mantinha com André Gustavo e Antônio Carlos uma conta-corrente de propina, cujos valores iam sendo utilizados à medida da necessidade do então Presidente da Petrobrás e familiares”, indica a investigação.
A Procuradoria da República informou a Moro que “em diligência efetuada junto a Circus Turismo, empresa não investigada e que voluntariamente colaborou com o fornecimento das provas, foi certificado que, de fato, Antônio Carlos utilizou recursos de origem criminosa para arcar com despesas de hotéis para a família Bendine em Nova Iorque, entre os dias 22 de dezembro de 2015 e 4 de janeiro de 2016”.
EM DINHEIRO VIVO – “O pagamento teria ocorrido com pagamento à vista, em espécie, por parte de André Gustavo e para ocultar a origem e a natureza criminosa dos valores, não foram emitidas notas fiscais do serviço objeto da contratação em nome de Aldemir Bendine e familiares relacionados”, destaca a Procuradoria.
“Na quebra telemática de Amanda Bendine, postulada em razão de tais fatos, foi identificada a reserva do referido hotel em Nova Iorque”, confirma a acusação.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O pior incrível é que a então presidente Dilma Rousseff nomeou Bendine para presidir a Petrobras quando ele já estava sujo na praça, por causa da boa vida que dava à amante Valdirene Marchiori, usando os recursos do Banco do Brasil. Foi constrangedora a atitude da mulher sapiens. (C.N.)

07 de agosto de 2017
Deu na Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário