"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 7 de abril de 2017

PARA VARIAR, A PALESTRA DE BOLSONARO NA HEBRAICA FOI ALTAMENTE POLÊMICA


Resultado de imagem para bolsonaro na hebraica
Bolsonaro disse que “fraquejou” e teve uma filha 
Membros da comunidade judaica condenaram o clube A Hebraica do Rio por dar espaço para o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) dar uma palestra na segunda-feira (dia 3). O presidente da Confederação Israelita do Brasil, Fernando Lottenberg, considerou a iniciativa um erro. “Como era previsto, provocou divisão e confusão. Defendemos o debate pautado pela pluralidade”, disse.
O evento com o deputado, que se diz pré-candidato à Presidência, lotou o auditório da Hebraica, com capacidade para 500 pessoas. Entre outras passagens, Bolsonaro disse que tem “cinco filhos, quatro são homens, no quinto eu dei uma fraquejada, veio uma mulher”.
REFUGIADOS – Criticou a presença de refugiados no país, disse que quilombola “não serve nem para procriar” e procurou criar identificação com a plateia. “Nós somos a maioria, acreditamos em Deus. A cultura judaico-cristã está em nosso meio.”
Foi aplaudido diversas vezes e chamado de “mito”. Mas cerca de 150 pessoas protestaram com gritos como “judeu sem memória”, em alusão a Hitler. Bolsonaro chamou os manifestantes de “cérebro de ovo cozido”.
O presidente da Federação Israelita do Rio, Herry Rosenberg, afirmou que “é perigoso quando resolvemos nos unir a outros fora de nossa comunidade para nos manifestarmos contra um problema de política comunitária. Pode levar a uma exposição negativa”. A fala foi recebida por alguns como crítica ao protesto.
NÃO FOI BEM ASSIM – Uma advogada disse numa rede social que a manifestação foi mais pacífica do que a mensagem que saiu do salão.
O presidente da Hebraica-RJ, Luiz Mairovitch, disse estar “aberto a ouvir ideologias A ou B, importante é conhecer os perigos ou benefícios que um político pode trazer. Não adianta fingir que ele ou tal ideologia não existe”.

07 de abril de 2017
Thais Bilenky e Lucas Vettorazzo
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário