"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 7 de abril de 2017

GILMAR DIZ QUE TSE PODE CONCLUIR O JULGAMENTO ANTES DE JULHO. SERÁ PIADA DO ANO?


Resultado de imagem para gilmar mendes
Presidente do TSE diz que pode haver “rapidez”
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes, disse na noite desta quarta-feira (5) que o julgamento da ação que pede a cassação da chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer pode ser concluído ainda no primeiro semestre de 2017. “Acho que daqui a a pouco vamos retomar [o julgamento], vamos cumprir todo esse calendário, a oitiva dessas pessoas, a alegações finais, novo prazo e em seguida retomamos”, afirmou Gilmar Mendes.
“Talvez a gente termine ainda neste semestre. Como já brinquei com vocês, prognóstico só depois do jogo, mas a gente pode julgar com maior rapidez”, disse o presidente do TSE em uma rápida passagem por um evento em uma churrascaria em Brasília.
MAIS PRAZO – O TSE suspendeu o julgamento do processo de cassação da chapa Dilma Roussef-Michel Temer após o plenário decidir nesta terça (4) conceder mais cinco dias de prazo para manifestação das defesas.
O relator Herman Benjamin recuou da posição dos últimos dias e durante a sessão aceitou dar o prazo, além de concordar em ouvir novas testemunhas. Com isso, a data de retomada do julgamento fica incerta.
Questionado se um prazo mais razoável para a conclusão do julgamento não seria o segundo semestre, Gilmar Mendes apenas afirmou que “pode ser”.
“É possível que a gente tenha pedido de vista. O processo está muito longo, muito complexo e tudo mais. Temos muitas questões preliminares ainda para serem definidas, embora as questões mais delicadas, eu acho que já foram contempladas agora e já foram corrigidas, evitando o regresso no meio do processo. Acho que vamos andar bem”, disse Gilmar Mendes.
“VAMOS AGUARDAR” – Quando indagado se, politicamente, a eventual cassação da chapa seria temerária, o presidente do TSE disse que “primeiro é preciso julgar para depois condenar”.
“Vamos aguardar. O tribunal vai deliberar com tranquilidade sobre isso. Tem um bom ambiente, bastante serenidade. O tribunal vai conduzir bem esta matéria com todos Adões, Evas, serpentes e tudo mais”, afirmou o ministro, brincando com uma declaração do relator do processo.
Benjamin disse na sessão de terça-feira que, para evitar a procrastinação, “não podemos ouvir Adão e Eva para que se intime a serpente”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A declaração otimista de Gilmar Mendes tem duas traduções simultâneas: ou é Piada do Ano ou ele tem certeza de que Temer, seu amigo há 30 anos, será inocentado. É mais provável, porém, que seja Piada do Ano, porque a pressão da opinião pública será muito forte e os ministros do TSE podem recuar e votar de acordo com a jurisprudência, que manda cassar Dilma e Temer, que então vai recorrer ao Supremo, e está tudo dominado até o final de 2018. (C.N.)

07 de abril de 2017
Daniel Carvalho
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário