"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

DESCENDO A LADEIRA

Parcela dos servidores públicos brasileiros incorporou a ideologia do direito cem por cento e negligencia totalmente os deveres que têm para quem os sustenta: o povo.

O serviço público virou uma grande vaca leiteira com mais bezerros do que tetas, tendo de suprir, com emprego e salários, o que o mercado fraco e o desenvolvimento acanhado não propiciaram.

A população recebe desprezo. É o único setor em que o patrão é maltratado e ainda corre o risco de ser processado por desacato, caso reclame de algum serviço malfeito ou atendimento negligente e desdenhoso.

A avaliação de produtividade e desempenho é uma farsa: os próprios colegas, quando não o próprio avaliado, preenchem a ficha com as notas do servidor em estágio probatório ou em fase de progressão, concedendo, quase sempre, pontuação máxima.

Não importa se o servidor é relapso, basta ser simpático, “boa praça”, pagar umas cervejas para os colegas, a avaliação positiva é garantida.

Um ponto descontado é motivo para denúncia de discriminação, assédio moral e outras alegações apresentadas por quem não é muito afeito ao trabalho.

A indústria dos atestados é outra sangria por onde se esvai o serviço público. Basta ficar triste ou de ressaca para o servidor comparecer ao departamento médico. E ai dos profissionais da Medicina que questionarem o quanto alegado. A licença é certa. Os sindicatos da área, por falta de criatividade, imitam os movimentos operários, realizam constantes greves e dão sua parcela de contribuição para o desgaste do serviço público.

Quanto aos governantes que desviam os recursos dos serviços públicos, não preciso nem falar.

Com impostos de primeiro mundo e serviços de terceiro, ainda há quem tenha coragem de cobrar mais sacrifícios ao povo.

O acerto com o Leão do Imposto de Renda se aproxima e a classe média, sufocada com gastos com escolas privadas e planos de saúde, prepara-se para descer a ladeira.

O equilíbrio da lata, leitor, não é brincadeira.



24 de fevereiro de 2017
miguel lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário