"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

A MELHOR REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DA RESISTÊNCIA AO AUTORITARISMO


Já é vezo corrente que uma imagem expressa melhor idéias e sentimentos do que um discurso. Por essa mesma razão, as tiras, ou desenhos em quadrinhos, sempre alcançaram sucesso, e de alguma forma, os humoristas sempre deram preferencia em representar as suas idéias através de charges.
Exemplo, a figuração acima...
O fantástico conteúdo subjetivo sugerido, e nem tanto subjetivo dada a explicitude do signo, exibe dois fenômenos sociais:
o primeiro, a subserviência da massa, ao poder dominante; e o segundo a resistência, ou a reação, da liderança consciente, capaz de mobilizar a inércia da manada.
A história registra que nem sempre a 'liderança' busca a liberdade de um povo, mas apenas destronar o poder vigente para ocupar o seu lugar. Os movimentos libertários que cumpriram propósitos voltados para a conquista da liberdade, houve sim, mas há que garimpar a história para achá-los, o que não é o propósito desse texto, que pretendeu apenas decodificar os signos expressos, dada a magnitude dos tempos presentes e do apelo que as imagens transmitem.
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário