"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

RESTA UM: PF CUMPRE 3 MANDADOS DE PRISÃO NA 33ª FASE DA LAVA JATO

ILDEFONSO E OTHON, DA EMPREITEIRA QUEIROZ GALVÃO, SÃO PRESOS

ILDEFONSO COLARES FILHO, EX-PRESIDENTE, E OTHON ZANOIDE DE MORAES FILHO, AMBOS DA QUEIROZ GALVÃO, FORAM PRESOS.


A Polícia Federal deflagrou a 33ª fase da Operação Lava Jato, na manhã desta terça-feira (2). São 32 mandados judiciais cumpridos em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco e Minas Gerais. São dois de prisão temporária, um de prisão preventiva, seis de condução coercitiva e 23 de busca e apreensão. A ação foi batizada de “Resta Um”.

O ex-presidente da Queiroz Galvão Ildefonso Colares Filho e o ex-diretor Othon Zanoide de Moraes Filho foram presos preventivamente. O mandado de prisão temporária é contra Marcos Pereira Reis. Ele está no exterior, segundo a PF.

No total, 150 policiais participam da ação, que tem como mira a participação da construtora Queiroz Galvão no “cartel das empreiteiras". Segundo a PF, as obras investigadas englobam contratos no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, na Refinaria Abreu e Lima, Refinaria Vale do Paraíba, Refinaria Landulpho Alves e na Refinaria Duque de Caxias. A construtora Queiroz Galvão, segundo a PF, tem o terceiro maior volume de contratos investigados no âmbito da Lava Jato.

“Resta Um” é referência à investigação da última das maiores empresas identificadas como integrante do cartel das empreiteiras.

Os investigados para os quais foram expedidos mandados de condução coercitiva estão sendo levados para a sede da Polícia Federal nas respectivas cidades em que estavam. Eles serão liberados após depoimento. Os investigados com prisão domiciliar decretada serão levadas à sede da PF em Curitiba, onde permanecerão à disposição das autoridades.



02 de agosto de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário