"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

SEM FORO PRIVILEGIADO, BERZOINI AGORA É "BOLA DA VEZ" NA LISTA DO JUIZ SÉRGIO MORO



Charge do Aroeira, reprodução do Portal O Dia













O executivo Flávio Machado, ligado à Andrade Gutierrez, um dos delatores da operação Lava Jato, declarou ao juiz federal Sérgio Moro que, durante uma reunião em 2008, o então presidente do PT Ricardo Berzoini agiu de “uma forma incisiva, um pouco além do tom” ao exigir propina de 1% sobre todos os contratos da empreiteira com o governo federal. Flávio Machado prestou depoimento nesta segunda-feira, 25.
Participaram do encontro, segundo Flávio Machado, o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo, o tesoureiro do PT naquele ano, Paulo Ferreira, e seu sucessor João Vaccari Neto. “De uma forma incisiva, um pouco além do tom, pelo presidente Berzoini para com o presidente Otávio”, relatou Flávio Machado. “Veladamente deu para perceber que poderia haver algum tipo de situação desconfortável para nós.”
Moro questionou Flávio Machado sobre os termos da reunião. “Eu não lembro muito os termos, mas em linhas gerais: ‘achamos que como vocês têm interesse em trabalhar, estreitar relações com o governo federal, nós então estamos solicitando a participação sua nesse sentido. Você vê que ao solicitar aqui eu falei num tom’… Na verdade, nós entendemos como uma pressão. Não foi uma solicitação: ‘pode aceitar ou não aceitar’. A gente achou quase que como uma imposição.”
ERA MELHOR ACEITAR… – O delator Flávio Machado disse que, na época, a Andrade Gutierrez não pensou em procurar a polícia ou o Ministério Público. O executivo declarou também que durante a reunião não foi falado sobre ‘modus operandi’ do pagamento. “Foi colocado só da intenção deles que nós cumpríssemos o solicitado. Não se tratou especificamente como seria feito.”
A reportagem do Estadão não conseguiu contato com a assessoria de Berzoini.  E a assessoria do PT informou que não tem o contato do ex-presidente do PT, vejam a que ponto de desfaçatez chegamos.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Conforme assinalamos aqui na TI na noite desta segunda-feira, quando a Agência Estado divulgou as acusações contra Ricardo Berzoini, um dos principais dirigentes do PT, não se trata mais de denúncia de corrupção, porque o relato do executivo Flávio Machado não deixou dúvidas: agora trata-se de chantagem, pura e simples, pois o percentual exigido pelo PT se referia também a contratos celebrados anteriormente pela Andrade Gutierrez com as administrações direta e indireta da União. Diante disso, Berzoini acaba de se tornar a bola da vez na lista do juiz federal Sérgio Moro. Em breve, o ex-presidente do PT será recolhido à Carceragem da República de Curitiba. (C.N.)


27 de julho de 2016
Deu em O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário