"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

SUPLENTE DE DELCÍDIO É UM GRANDE EMPRESÁRIO QUE NÃO VAI VOTAR NESTA SESSÃO


Delcídio do Amaral, Pedro Chaves e o ex-presidente Lula, em foto publicada no perfil do suplente no Facebook
Delcídio, Pedro Chaves e Lula, na campanha de 2014

















Com a cassação do senador Delcídio Amaral o seu suplente já pode assumir naquela que é a sessão mais importante do Senado nos últimos 25 anos, mas ele já declarou que não irá votar na sessão desta quarta-feira. Pedro Chaves dos Santos Filho, de 75 anos, é um empresário muito bem-sucedido do Mato Grosso do Sul, criador da Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal (Uniderp), uma das maiores instituições privadas de ensino do Brasil. Chaves vendeu a Uniderp e outras quatro universidades por R$ 246 milhões para o grupo Anhanguera. Quando o grupo estrangeiro Fidelity Worldwide Investment comprou mais de 70% das ações da Anhanguera, Chaves também lucrou.
Em Campo Grande (MS), Chaves é uma figura influente da alta sociedade, dono de fazendas e lojas. Tem amizade com o ex-presidente Lula e uma ligação familiar com o pecuarista José Carlos Bumlai, preso na Operação Lava-Jato: sua filha, Neca, é casada com o filho de Bumlai, Fernando.
De acordo com as investigações da Lava-Jato, Bumlai era uma das poucas pessoas que tinha livre acesso ao Palácio do Planalto quando Lula era o presidente da República.
AMIGO DE BUMLAI E LULA
Por conta da amizade com Bumlai e Lula, Chaves foi coordenador da campanha de Delcidio ao governo do estado de Mato Grosso do Sul em 2014.
Quando foi convidado para ser suplente do Senado em 2010, pelo Partido Social Cristão – o mesmo dos deputados Marco Feliciano e Jair Bolsonaro – ele não escondia a amizade com Delcídio. Em 2014, ele foi um dos coordenadores da campanha do senador ao governo do Estado de Mato Grosso do Sul – campanha perdida.
Em 2010, quando foi candidato a suplente, Pedro Chaves apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma declaração de bens no valor de R$ 69 milhões – entre os bens, três apartamentos na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Como no célebre samba de Luiz Reis e Haroldo Barbosa, esta notícia carece de exatidão. O empresário Pedro Chaves é muito amigo de Bumlai, preso na Lava Jato por suas armações com Lula. No entanto, não é verdade que seja amigo de Lula, pois mal o conhece. E não foi “por conta da amizade com Bumlai e Lula” que Chaves coordenou a campanha de Delcídio ao governo do Mato Grosso do Sul em 2014. Ele pretendia eleger Delcídio para governador para poder assumir o mandato de senador, o que está acontecendo agora. Como dizia Ibrahim Sued, em sociedade tudo se sabe. (C.N.)


11 de maio de 2016
Deu no Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário