"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

LULA QUER MONTAR UM "GOVERNO PARALELO" PARA DESESTABILIZAR A GESTÃO DE TEMER

Lula quer Dilma viajando pelo país, para denunciar o golpe



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agora quer que o PT e a presidente Dilma Rousseff montem uma espécie de governo paralelo, com núcleos temáticos, para fiscalizar a gestão de Michel Temer, nos moldes dos que os ingleses chamam de “shadow cabinet”. 

O plano é aproveitar o conhecimento da máquina pública obtido nestes 14 anos de governo do PT, e a permanência de quadros partidários na estrutura do Estado, para fazer uma “devassa” no governo Temer.

— Vamos responder tudo, tirar os esqueletos do armário, fazer uma devassa nos bancos públicos — disse um petista, após encontro com Lula.

O assunto foi discutido na terça-feira em reunião do ex-presidente com o ministro Jaques Wagner, da Chefia de Gabinete, e com deputados e senadores do PT. 
Petistas estão preocupados, no entanto, com a falta de “combatividade” de Dilma.

Embora ela venha repetindo em seus discursos que vai resistir até o fim, integrantes do PT afirmam que Dilma não tem demonstrado “entusiasmo em ação”. 
Lula quer fazer com que ela viaje o país defendendo seu governo, enquanto o Senado estiver julgando o mérito do processo de impeachment.

SEM DESCER A RAMPA


Na terça-feira, Lula agiu para demover Dilma da ideia de descer a rampa do Palácio do Planalto, acompanhada de movimentos sociais, ao ser notificada pelo Senado do afastamento da Presidência da República até o julgamento do mérito, no prazo de 180 dias.

Lula tenta convencer a presidente a fazer um grande ato no Planalto, com a presença de movimentos sociais, mas sem descer a rampa. 
A preocupação é com a imagem “derrotista”, de que o governo acabou, contrariando a estratégia de manter a militância mobilizada.

DISCURSO DO GOLPE


Dirigentes do PT afirmam que o partido fará uma oposição dura, mas não “incendiária” ao governo Temer. 
Os petistas pretendem continuar questionando a legitimidade do peemedebista para presidir o país, insistindo no discurso do golpe. Eles apostam que haverá redução de direitos na nova gestão e pretendem centrar aí suas críticas.

— Não tem razão para apostarmos no “quanto pior melhor”, mas não vamos abrir mão da denúncia da ilegalidade (do mandato de Temer) — disse um petista próximo a Lula.

O PT articula a formação de uma frente com partidos de esquerda, como PSOL e PCdoB, além de movimentos sociais, para atuar em conjunto.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Certamente, Temer e Meirelles não irão perder o sono devido a essa história de governo paralelo do PT. 
Podem dormir tranqüilos. Se os petistas não souberam tocar a administração depois de exercê-la por mais de 13 anos, como podem pretender ensinar a alguém? 
O fato é que Lula, Dilma e PT estão inteiramente desmoralizados. A única coisa que sabem fazer é denunciar o golpe e mandar os movimentos sociais incendiarem o país. 
Mas isso logo vai acabar, quando a repressão se tornar mais dura, se eles ultrapassarem os limites.(C.N.)

11 de maio de 2016
Fernanda Krakovics
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário