"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

DISCURSO DO SENADORES RONALDO CAIADO E RANDOLFE RODRIGUES

Ronaldo Caiado discursa pelo "sim'pelo impeachment de ... - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=TnvYKKBSpy4
18 horas atrás - Vídeo enviado por Partido do Tube
Ronaldo Caiado (DEM/GO) foi o sexto senador a falar na sessão deliberativa que ... Na época, Caiado ...

Discurso do Senador Randolfe Rodrigues - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=8UPXXy7j49c

8 de fev de 2011 - Vídeo enviado por Psolpontal
Senador Randolfe Rodrigues discursa em defesa de sua candidatura à Presidência do Senado.

11 de maio de 2016
postado por m.americo


NOTA AO PÉ DOS VÍDEOS


Apesar de alguns excelentes momentos da sessão do Senado Federal, durante o processo de admissibilidade do impeachment da Presidente, destaco, segundo meu entendimento, os dois discursos, que embora não se compatibilizem em seus objetivos, foram ambos momentos altos do plenário.

O Senador Caiado demonstrou com números a incompetência na gestão da Presidente Dilma. Números estarrecedores que desnudaram com clareza a ineficiência e a negligência, ou quem sabe, talvez, as raízes de um projeto de poder, de um programa previamente estabelecido, que pretendeu instaurar o caos, para dividir e reinar, segundo as estratégias do Forum de São Paulo.

Ao demolir e justificar o impeachment, o Senador Caiado não falou do futuro governo Temer e do seu projeto PONTE PARA O FUTURO.

O que significará tal projeto e suas possibilidades de alterar o verdadeiro mal que foi plantado pelo lulopetismo em 13 anos de descalabro, ainda é uma incógnita, e dependerá da governabilidade que o novo governo encontrará no Congresso. Dependerá de uma governança aceitável não apenas pelo Congresso, mas pela sociedade civil e pelas suas instituições.

O mal foi semeado e os seus frutos demonstrados à fartura, pelo Senador Caiado.

Na outra margem, o Senador Randolfe Rodrigues, clarifica o que uma grande parte dos eleitores, sabedora do quanto o PMDB é corresponsável por tudo que aí está, se interroga:

"e agora, será que trocamos apenas seis por meia dúzia?"

Dois discursos contudentes, enfáticos, e que geram ambos, cada um de seu lado, a estupefação pelos números e a descrença pelo que assume como continuidade das iniquidades.

De cabeça baixa, sua postura adotada desde o abandono e a solidão, a Presidente Dilma assistiu a derrocada do governo.

Herdeira, como já se disse, de uma "herança maldita"; refém de uma coalizão que plantou escândalos em todos os canteiros da administração pública; prisioneira de interesses mesquinhos de políticos corruptos; cercada de incompetentes e bajuladores, não escapou da guerra subalterna pelo poder, dos que enxergaram na sua debilidade, na sua falta de habilidade para lidar com um parlamento composto de velhas raposas, na intolerância e na surdez,  a oportunidade de mobilizar forças para a derrubada de uma gestão terminal.

Não estou defendendo o governo petista, que a continuar, acabaria por naufragar o país. 

Não estou lamentando o afastamento do governo Dilma, um desastre sem paralelo na história do Brasil, como bem demonstraram os números levados pelo Senador Caiado, mas não deixo de encontrar no discurso do Senador Randolfe, apesar da incongruência visível do seu discurso e da ideologia do seu partido, a verdade incontestável de que a instabilidade e o trauma gerado pelo afastamento do governo, exigiria um nome descomprometido com os corredores traiçoeiros de um parlamento que naufraga nas ondas dos escândalos, a cada dia, nas operações do lava jato.

m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário