"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

SUPREMO ENCAMINHARÁ AO JUIZ SÉRGIO MORO DOCUMENTOS QUE APONTAM SUSPEITAS DE ARRECADAÇÃO ILEGAL POR PARTE DAS CAMPANHAS DE LULA E DILMA


O CERCO SE FECHA: Lula e Dilma vestindo as indefectíveis gandolas vermelhas durante suas ricas e luxuosas campanhas eleitorias. O ministro Teori Zavascki decidiu enviar todos os documentos do processo envolvendo o ex e a atual Presidente para o juiz Sergio Moro que preside os inquéritos da Operação Lava Jato. Foto de O Globo by Fernando Donasci

O inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, Edinho Silva, não será a única frente de apuração de supostas irregularidades nas campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff. O ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Lava-Jato no tribunal, já decidiu encaminhar para o juiz Sérgio Moro, em Curitiba, documentos que apontam suspeitas de arrecadação ilegal por parte das coordenações das campanhas de Lula em 2006 e de Dilma em 2010. Edinho foi o tesoureiro em 2014 e, por ser ministro, tem foro privilegiado junto ao STF.

Entre os citados que poderão ser investigados em novos inquéritos na primeira instância da Justiça Federal estão o ex-deputado e ex-secretário de Saúde da Prefeitura de São Paulo José de Filippi Júnior e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, segundo fontes com acesso às investigações. Filippi foi tesoureiro da campanha de Lula à reeleição em 2006 e da campanha de Dilma em 2010. Vaccari só deixou a Secretaria de Finanças do PT após ser preso na Operação Lava-Jato, em abril deste ano. Os dois foram citados em depoimentos prestados na delação premiada do dono da construtora UTC, Ricardo Pessoa.

Segundo Pessoa, a campanha de Lula em 2006 contou com repasses de dinheiro em espécie, sem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O dinheiro seria proveniente de um consórcio com obras no exterior, integrado pela UTC. A entrega foi feita no comitê da campanha, conforme o empreiteiro. Pessoa também relatou entregas de dinheiro a pedido de Vaccari.

O GLOBO apurou que a força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) em Curitiba já foi avisada sobre o compartilhamento da delação do dono da UTC, em que o empreiteiro detalha supostas irregularidades nas campanhas petistas. A expectativa dos investigadores no Paraná é receber esses depoimentos até a próxima quarta-feira. Os casos serão analisados individualmente e poderão resultar em inquéritos diferentes.

O ex-ministro Antonio Palocci já é investigado em inquérito na primeira instância por conta de suspeitas de arrecadação ilegal na campanha de Dilma em 2010, delatada pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. O encaminhamento das acusações à Justiça Federal no Paraná também foi feito por Teori, na primeira leva de inquéritos judiciais abertos na Lava-Jato, em março deste ano. Do site de O Globo - Leia Mais


=====================================================

O que será que aconteceu, o tal do teori zavascki botou pra fuder, estilhaçou com a blindagem do apedeuta, será que surtou? Esse é um daqueles togado de rabo preso e cu vermelho,e sempre que deu seu voto foi em favor do desgoverno e agora toma uma atitude dessa? Estranho, muito estranho... A algo de traição no reino do STF, os abutres de toga preta, com alguma exceções, não estão aguentado a pressão, e estão querendo demonstrar uma isenção que é falsa como uma cédula de três 'reaus'. O Dr. Sérgio Moro é um demolidor de mitos, se não mexerem os pauzinhos para tirarem o processo das mãos limpas dele, o apedeuta FDP vai comer a lama da corrupção que ele próprio amassou. Bom pra o Brasil, bom para os brasileiros, da-lhe Moro, bate com o pesado cajado da lei nos cornos desse FDP!
08 de janeiro de 2016
Elson Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário