"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

PROCURADORES DA LAVA JATO SE PREPARAM PARA INVESTIGAR LULA


Os prcuradores da Lava Jato acreditam que o ex-presidente Lula se tornou um alvo possível na investigação. Há três meses, imaginavam que focar a investigação em Lula causaria tumulto excessivo. De lá para cá, no entanto, jorraram elementos que o aproximaram dos crimes investigados. Os mais importantes deles foram os fatos apurados contra o pecuarista José Carlos Bumlai – que, segundo o delator Fernando Baiano, agia em nome de Lula – e acerca do dinheiro do petrolão nas campanhas do petista.
A menos de 24 horas do fim de 2015, muita gente do PT colocava em sua lista de desejos para 2016 saúde, paz e… que o pecuarista José Carlos Bumlai não faça um acordo de delação premiada. Preso desde novembro por negociatas que envolveram a Petrobras e um empréstimo esquisito ao caixa do PT, o amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva até agora admitiu que usava sua proximidade com ele para encaminhar alguns pedidos e só o alcançava pelo telefone celular da ex-primeira dama Marisa Letícia. Muitos torcem para que Bumlai fique só nisso.
SÓ REZANDO…
Em Curitiba, o amigo de Lula gasta boa parte do tempo na prisão fazendo orações. Ele precisa. Seu presente de Natal foi ser denunciado à Justiça pelo Ministério Público, sob acusação de corrupção, lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta, por suspeita de ter participado de um esquema de corrupção na Petrobras e ter repassado dinheiro ao PT.
Também foram denunciados o filho e a nora de Bumlai (Maurício de Barros Bumlai e Cristiane Dodero Bumlai), três executivos do Schahin (Salim Schahin, Milton Taufic Schahin e Fernando Schahin), os ex-diretores da Petrobras Jorge Zelada e Nestor Cerveró, o ex-gerente da estatal Eduardo Musa, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e o lobista Fernando Soares, o Baiano.
Esta é a primeira acusação formal do Ministério Público Federal contra Bumlai. Caso a denúncia seja aceita, Bumlai se torna réu e vai responder na Justiça pelos “malfeitos”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O fim está próximo. Lula vem sendo submetido a uma tortura chinesa, a cada dia aumentam o sofrimento dele. A Polícia Federal anexou aos autos do inquérito que investiga a Odebrecht uma série de fotos e planilhas com dados pessoais de Lula e do seu sócio Paulo Okamotto, na LILS Palestras, Eventos e Publicações – empresa que Lula criou para administrar sua rotina de contratos com empresas. O filho Luís Cláudio, especialista em Wikipédia, também está pedido, como se dizia antigamente. É só questão de tempo. (C.N.)

08 de janeiro de 2016
Murilo Ramos, Leandro Loyola e Thiago Bronzatto
Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário